Whatsapp

Compreendendo o Sistema Nervoso | Sugestão de Aula

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


O Sistema Nervoso Central.

SUGESTÃO DE AULA RELACIONADA AO FUNCIONAMENTO DO SISTEMA NERVOSO

Inicialmente o professor deve identificar os órgãos que compõem o sistema nervoso, subdividido em:

- Central (cérebro, encéfalo, cerebelo, bulbo, e a medula espinhal);

- Periférico (nervos cranianos e raquidianos).

Seguindo essa linha, evidenciando cada um destes órgãos, sendo o sistema nervoso central, a região reguladora e coordenadora de variadas funções no organismo e fundamental para o harmônico funcionamento metabólico, pois é responsável pela percepção das diversas sensações captadas por meio da estimulação dos sentidos.

Enfatizar aos alunos que esses órgãos são responsáveis pelo equilíbrio corporal, e outros pela integralidade fisiológica dos sistemas, como, por exemplo, a digestão dos nutrientes no aparelho digestório; a absorção e a distribuição dessas partículas pelo sistema circulatório; a mediação de variadas substâncias em sua degradação e fornecimento de energia para as atividades orgânicas; bem como a excreção dos resíduos não metabolizados.

Deve também informar que o sistema nervoso periférico é encarregado de conduzir as informações do cérebro ao corpo e do corpo até o cérebro, funcionando como uma rede de transporte de estímulos.

Durante a apresentação, focalizar que o sistema nervoso autônomo se subdivide em: simpático e parassimpático, causando cada um, efeitos antagônicos: enquanto um estimula o outro inibe determinada reação. Para isso poderá citar como exemplos, a ação da intervenção do hormônio adrenalina na contração do coração, provocando brade ou taquicardia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia
Equipe Brasil Escola

Biologia - Estratégia de Ensino - Educador - Brasil Escola

Artigos Relacionados
Conheça uma ferramenta para ensino do encéfalo que contribuirá significativamente para as aulas sobre o sistema nervoso.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola