PUBLICIDADE
SUGESTÃO DE AULA RELACIONADA AO FUNCIONAMENTO DO SISTEMA NERVOSO
Inicialmente o professor deve identificar os órgãos que compõem o sistema nervoso, subdividido em:
- Central (cérebro, encéfalo, cerebelo, bulbo, e a medula espinhal);
- Periférico (nervos cranianos e raquidianos).
Seguindo essa linha, evidenciando cada um destes órgãos, sendo o sistema nervoso central, a região reguladora e coordenadora de variadas funções no organismo e fundamental para o harmônico funcionamento metabólico, pois é responsável pela percepção das diversas sensações captadas por meio da estimulação dos sentidos.
Enfatizar aos alunos que esses órgãos são responsáveis pelo equilíbrio corporal, e outros pela integralidade fisiológica dos sistemas, como, por exemplo, a digestão dos nutrientes no aparelho digestório; a absorção e a distribuição dessas partículas pelo sistema circulatório; a mediação de variadas substâncias em sua degradação e fornecimento de energia para as atividades orgânicas; bem como a excreção dos resíduos não metabolizados.
Deve também informar que o sistema nervoso periférico é encarregado de conduzir as informações do cérebro ao corpo e do corpo até o cérebro, funcionando como uma rede de transporte de estímulos.
Durante a apresentação, focalizar que o sistema nervoso autônomo se subdivide em: simpático e parassimpático, causando cada um, efeitos antagônicos: enquanto um estimula o outro inibe determinada reação. Para isso poderá citar como exemplos, a ação da intervenção do hormônio adrenalina na contração do coração, provocando brade ou taquicardia.
Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia
Equipe Brasil Escola