PUBLICIDADE
A saúde é um dos bens mais preciosos que temos, mas muitas vezes, é negligenciada, principalmente devido às péssimas condições sanitárias de muitas regiões. Falta de água tratada, esgotos a céu aberto e ausência de informações são alguns motivos que podem desencadear diversas doenças.
Esta atividade propõe a confecção de cartilhas pelos alunos que poderão, inclusive, ser distribuídas a regiões cujas pessoas possuem menos acesso a informações relativas a como driblar tais carências sanitárias, diminuindo a probabilidade de adquirir doenças que, não tratadas, podem até desencadear em morte.
O primeiro passo seria propor aos alunos que fizessem um levantamento de quais doenças têm como medidas profiláticas o saneamento básico e higiene pessoal. Caso a escola tenha laboratório de informática disponível, seria interessante o uso desta ferramenta. Esta atividade proporcionará aos estudantes o interesse pela pesquisa e irá desenvolver a capacidade de selecionar informações.
Em um segundo momento, coloque no quadro o nome das doenças que encontraram e selecione quais foram citadas de acordo com o critério estabelecido. Separados em grupos, peça para que os alunos façam fichas informativas acerca das doenças determinadas. Por exemplo: o grupo “1” fica com as doenças “A”, “B” e “C”; o grupo “2”, com as doenças “D”, “E” e “F” e assim sucessivamente.
Após a confecção das fichas informativas acerca das doenças, é a hora de elaborar a cartilha com auxílio de colagens, desenhos, computador e informações simples e concisas (e com o auxílio do educador). Caso tenha condições, esta atividade pode ser feita em parceria com o professor de Artes ou mesmo, nas etapas anteriores, com o professor de Geografia, enfocando as ocupações urbanas e o saneamento básico.
Mariana Araguaia
Equipe Brasil Escola