Topo
pesquisar

Conhecendo o combustível de seu carro

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Opite pelo combustível que polui menos.

Quem não se interessa por carros? O homem colocou este transporte como centro das atenções, sempre foi sinônimo de status e poder. Mas com o passar dos anos se deu conta de que seu lazer poderia lhe causar problemas futuros, é o que chamamos de “poluição automotiva”.

A maioria dos carros não tem equipamentos necessários para evitar o lançamento de gases poluentes na atmosfera. O catalisador é um exemplo de peça vital para reduzir a emissão de gases prejudiciais à saúde, porém não se encontra instalado em todos os veículos.

A nossa idéia é levar essa problematização para os alunos, pois é necessário aprender desde cedo sobre os perigos da poluição. Através de uma comparação entre diferentes combustíveis, suas origens e seus usos, é possível aprofundar um pouco mais no assunto.

Primeiramente vamos conhecer a composição de cada combustível em particular:

Gasolina: combustível derivado do petróleo constituído basicamente por hidrocarbonetos (carbono e hidrogênio). A estrutura molecular da gasolina é composta de cadeias de carbono de comprimentos diferentes, variando de C7H16 a C11H24.

Álcool combustível: Na composição do álcool encontramos átomos dos seguintes elementos: hidrogênio, carbono e oxigênio. Este combustível é mais conhecido como etanol ou álcool etílico, é produzido por fermentação a partir da cana de açúcar, libera grande quantidade de energia ao ser queimado: o poder calorífico do álcool combustível é de 6300 cal/g. Um combustível é bom quanto maior for sua facilidade em passar para o estado gasoso, e esta é uma qualidade do Álcool combustível.

Óleo diesel: combustível derivado do petróleo formado principalmente por hidrocarbonetos, contém de 12 a 22 átomos de carbono. É utilizado para abastecer motores de grande porte, como: trator, caminhão, ônibus, etc.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mas em se tratando dos efeitos causados sobre o meio ambiente, como estes combustíveis se comportam?

No caso da gasolina, o principal produto da combustão da mesma é o dióxido de carbono (CO2), mas infelizmente os gases de escapamento do automóvel contêm muito mais substâncias do que apenas dióxido de carbono, entre elas temos: óxidos de nitrogênio, monóxido de carbono, hidrocarbonetos não queimados.

O álcool foi uma solução brasileira como alternativa ao petróleo, é um combustível ecologicamente correto, o álcool não afeta a camada de ozônio e é obtido de fonte renovável.

Já o diesel é o vilão da história, em razão de ser composto por longas cadeias carbônicas, se torna muito pesado quando volatilizado, gerando inúmeros agentes poluidores.

A única saída para driblar a taxa crescente de poluição é recorrer aos combustíveis alternativos, vamos citar aqui dois exemplos: o Hidrogênio e o Biocombustível.

O hidrogênio é considerado o combustível do futuro por ser uma fonte de energia renovável, inesgotável e não poluente que trará benefícios para toda a humanidade, e o mais importante: para o meio ambiente.

Biocombustíveis são fontes de energia renováveis, originadas de produtos vegetais.

Promova um debate com o tema principal: Qual o combustível ecologicamente correto? Após essa aula seus alunos se interessarão em saber mais sobre os combustíveis e suas conseqüências para o ambiente.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais! Qual combustível polui mais?

Química - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola