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Considerando que os alunos do Ensino Médio possuem a preocupação adicional de escolherem um curso acadêmico, e também de passar no vestibular, nem sempre se encontram em um nível baixo de tensão e ansiedade. Assim, vez ou outra, atividades que envolvam a mudança de rotina podem ser muito válidas, e são boas estratégias de ensino.
Diante do exposto, sugiro um grupo de atividades que contemplará o estudo da Botânica e/ou da Zoologia. Para tal, serão feitas as seguintes atividades: pesquisa de campo, visita à universidade e a utilização de chaves de identificação; auxiliando os alunos a compreenderem um pouco sobre uma das áreas de atuação do biólogo: a pesquisa.
Primeiramente, procure entrar em contato com os demais professores de Biologia, analisando a possibilidade de todas as turmas de Ensino Médio se engajarem na atividade. Depois, contate um ou mais botânicos e/ou zoólogos, preferencialmente da faculdade ou universidade local, negociando sua possível disponibilidade quanto ao atendimento aos alunos e a possibilidade de emprestarem chaves de identificação (em nível de família está mais que o suficiente).
Verifique, também, se a universidade aceita que escolas visitem seu espaço, e se ali existe um bosque, ou algum espaço no qual possam ser encontradas espécies vegetais e animais (invertebrados). Caso negativo, procure algum local em que tais atividades de campo possam ser executadas, e verifique se os pesquisadores em questão poderiam visitar a escola para que, por meio de uma palestra dialogada, conversem com os alunos sobre o ambiente acadêmico e as atribuições de um biólogo pesquisador.
Após essas etapas, faça um levantamento referente à quantidade de máquinas fotográficas que todas as turmas envolvidas possuem, dividindo os alunos em grupos, de acordo com a disponibilidade de tal material eletrônico. Procure separá-los de forma heterogênea, ou seja: com integrantes de turmas diferentes, para facilitar a integração entre os estudantes.
Com as etapas anteriores resolvidas, e também delimitado o conteúdo a ser estudado (Zoologia ou Botânica); os alunos e professores envolvidos devem se direcionar ao local em que será feito o trabalho. Alguns cuidados são importantes, como o uso de tênis ou bota de campo, além de protetor solar, chapéu ou boné e, se necessário, repelente; além da atenção extrema quanto ao silêncio e o descarte do lixo.
Eles deverão fotografar os indivíduos encontrados, de acordo com o campo de atuação do profissional que os orientará posteriormente. Caso possível, podem também coletar o material de estudo. Para tal, os textos Sugestão de aula: um acervo de animais invertebrados e As folhas das angiospermas, também do Canal do Educador, podem auxiliar. Quanto às espécies botânicas, oriente os estudantes para fotografar/coletar os tipos diferentes de estruturas que cada planta em questão apresenta (folha, flor, etc.).
Durante a aula de campo, os professores, dentro de suas possibilidades, poderão mostrar aspectos relevantes da fauna e flora local, e também da ecologia (como a relação entre algas e fungos, formando liquens).
Após o momento em campo, selecione as imagens e material biológico coletado, levando os alunos, na aula seguinte, ao encontro dos profissionais que os auxiliarão a classificar o que foi disponibilizado. Caso a visita à universidade seja viável, fica a critério dos profissionais envolvidos a ordem das duas etapas em questão. Caso negativo, sugiro que primeiramente seja dada a palestra dialogada e, depois, seja feito o momento de identificação das espécies.
Observação
Deixe claro para os alunos que o trabalho que conheceram se trata de uma da várias áreas de atuação do biólogo; e que ser professor de Biologia é uma entre aquelas que envolvem o trabalho do licenciado em Biologia.
Por Mariana Araguaia
Bióloga e especialista em Educação Ambiental
Equipe Brasil Escola