PUBLICIDADE
Esta proposta de atividade é indicada para alunos de Ensino Fundamental, podendo ser abordados temas como soluções e doenças causadas pela ingestão de água contaminada.
Para a construção do filtro, são necessários:
- Garrafas PET de 2 litros
- Algodão
- Areia limpa (encontrada em lojas de aquarismo)
- Pedras pequenas (idem)
- Carvão em pó
- Tesoura
Com os materiais em mãos, seus alunos devem, com uma tesoura sem ponta, dividir a garrafa em dois pedaços, tendo aproximadamente 20cm a parte que compreende o gargalo. Nesta, deve ser colocado um chumaço de algodão e, acima dele, uma camada do carvão, outra de areia e, por fim, as pedras. Após dispor todos os materiais, encaixar esta parte da garrafa na outra, que servirá como suporte e receptor da água filtrada.
A sugestão é que seja feito um filtro para cada aluno, para evitar brigas acerca de “quem será o dono” e que, ao iniciar a aula, proponha que confeccionem um relatório, em grupo, descrevendo passo a passo a experiência.
Encerramento:
Proponha, primeiramente, que seus alunos filtrem uma solução de água e sal – cujo sal não ficará retido no filtro e, depois, que filtrem uma solução de água e terra – que resultará em água limpa. Pergunte a eles o porquê da primeira mistura não ter sido tão eficiente quanto à segunda.
Como este filtro foi feito apenas experimentalmente, com uma quantidade reduzida de componentes em cada camada, este filtra apenas partículas maiores e por isso a água com sal continuou salgada e o segundo sistema, água+terra, não pode ser ingerido, visto que os patógenos causadores de doenças transmitidas via água e alimentos contaminados são bem diminutos!
Assim, apenas se esta água fosse fervida ou fosse adicionado a ela hipoclorito de sódio é que poderia ser ingerida, uma vez que estes processos matariam tais causadores de doenças.
Mariana Araguaia
Equipe Brasil Escola