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Construindo Gráfico de Funções através de Softwares

Estratégias de ensino-aprendizagem

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O estudo das funções constitui um dos principais conteúdos matemáticos relacionados ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio, pois engloba a análise de situações problemas relacionados à Administração, Economia, Química, Biologia, Física, Finanças, entre outras, através de cálculos algébricos caracterizados por serem direcionados a uma situação isolada ou utilizando gráficos das situações condicionadas à interpretação dos problemas, considerando que as representações gráficas abordam de maneira geral a situação.

O planejamento deve envolver aulas motivando a construção manual de gráficos com a utilização de papel centimetrado. Logo em seguida apresente aos alunos programas matemáticos computacionais que auxiliam na construção de gráficos, dessa forma eles poderão conferir se as representações gráficas construídas estão corretas. A utilização desses programas dinamiza as aulas, pois de forma visual e coletiva as inúmeras funções podem ser representadas e analisadas detalhadamente, bem como a solução de situações problemas pelo método gráfico.

Entre os programas de fácil manuseio e download gratuito, indicamos o “Graphmatica” e o “Crispy Plotter”. Possuem uma interface de fácil visualização e a construção de funções obedece a meros comandos de controle encontrados todos no teclado do PC.

Vamos demonstrar a construção do gráfico da função y = 2x + 2.

Graphmatica

Digite a função da seguinte maneira: y=2x+2 e tecle enter.

 


Crispy Plotter

Escreva a função com os seguintes comandos: 2*x+2 e tecle enter.

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Vamos analisar uma situação problema utilizando os programas matemáticos informados.

Uma indústria automotiva produz peças de reposição para motores bicombustíveis ao preço de R$ 2,00 a unidade mais R$ 100,00 de custo fixo. Sabendo que a peça é vendida ao valor fixo de R$ 7,00, determine o gráfico da função lucro dessa indústria em relação à venda dessa peça.

Função Custo → y = 100 + 2x

Função Receita → y = 5x

Função Lucro = Função Receita – Função Custo
Função Lucro = 7x – (100 + 2x)
Função Lucro = 7x – 100 – 2x
Função Lucro = 5x – 100

Função Lucro → y = 5x – 100

 

 

 

y=5x–100
 

 


5*x–100

 

Os dois programas constroem os gráficos relacionados aos problemas, evidenciando o número de peças e o lucro obtido. Observe pelo gráfico que somente a partir de 20 peças vendidas, a empresa passa a obter lucro.

*Essas informações devem ser analisadas juntamente com os alunos.

 

Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola

Matemática - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

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