Whatsapp

Construindo o senso crítico matemático

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Diálogo proporcionando o senso crítico matemático

Este é um assunto pertinente no alcance do papel formativo da matemática, cujo objetivo é preparar o aluno para a sociedade, a chamada cidadania. Contudo, o ensino da matemática pautado apenas para a matemática proporciona meios para a obtenção desses objetivos?

O que se pode notar nos alunos submetidos a esse ensino é a superficialidade de pensamento em diversas circunstâncias que exigem uma interpretação da resposta obtida ou até mesmo do enunciado. Não é o objetivo deste artigo, no entanto, argumentar acerca das inúmeras causas que levam o aluno a ter essa atitude diante da matemática, mas sim discutir a respeito dessa realidade e buscar uma metodologia que colabore para uma formação significativa dos alunos.

O que se observa no atual ensino da matemática é a grande preocupação em preparar os alunos para a prova do vestibular, alicerçando o ensino da matemática em métodos de resolução de problemas matemáticos. Porém, solucionar diversos problemas em uma aula não garante que haja uma compreensão sistemática e conceitual do que está sendo realizado e os “porquês” que levaram o professor a tomar certos caminhos na solução dos problemas. Essas atitudes inibem que o aluno trilhe um caminho independente, construindo suas convicções quanto aos conceitos matemáticos, ou seja, elas tornam o aluno dependente de tudo aquilo que o professor realiza em sala de aula.

Dessa forma, é possível perceber alunos dando respostas incoerentes, como por exemplo, áreas negativas, medidas de comprimento negativas, entre outros. Isso demonstra a falta de criticidade dos alunos quanto ao que se é aprendido na matemática. Portanto, os educadores devem ficar atentos a isso, de maneira que ocorra a construção desse senso crítico, uma vez que este só pode ser trabalhado se houver o diálogo e a reflexão em sala de aula acerca daquilo que está sendo ensinado. A matemática pela matemática se torna algo sem sentido, pois a matemática é uma ciência que busca auxiliar outras ciências e colabora para que o cidadão consiga compreender outros aspectos da vida, como: aplicação financeira, organização das finanças, economia familiar, determinar o valor da conta de energia, entre diversos outros aspectos com os quais o aluno irá se deparar em sua vida.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Portanto, durante a resolução de diversos exercícios, busque aqueles que são essenciais e que abarcam todos os conceitos que devem ser aplicados, pois, dessa forma, poderá haver reflexão e discussão de todos os procedimentos adotados na resolução do problema abordado, contribuindo tanto para os alunos que possuem facilidade e já até compreenderam o que foi realizado e também buscando alunos que estavam perdidos na resolução, não sabendo quais decisões foram tomadas para se obter aquele resultado final. Atitudes como essas contribuem para a construção do senso crítico matemático e colaboram para a realização de uma aprendizagem significativa.

Por Gabriel Alessandro de Oliveira
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola

Artigos Relacionados
Obtenha uma sugestão de aula sobre análise de dados em que os próprios alunos pesquisarão os dados para organizá-los em gráficos e tabelas.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola