Topo
pesquisar

Construindo um eletroscópio de pêndulo

Estratégias de ensino-aprendizagem

Eletroscópios são todos os dispositivos que podem ser usados para investigação do desequilíbrio de cargas elétricas em um corpo.
PUBLICIDADE

O eletroscópio é um dispositivo usado para acusar se algum corpo encontra-se eletricamente carregado. Existem diversas formas de se construir um eletroscópio, e a construção do eletroscópio de pêndulo é uma das mais simples delas.

Veja também: O que é carga elétrica?

O eletroscópio de pêndulo utiliza um suporte (como um pedaço de madeira, de papelão ou de isopor), um fio de material isolante (como o barbante) e uma pequena esfera leve e condutora. Quando aproximamos um corpo eletricamente carregado da esfera condutora presa ao fio, a esfera fica eletricamente polarizada, isto é, forma-se, em seu interior, uma separação de cargas, fazendo com que ela sinta uma atração pelo corpo eletricamente carregado. Portanto, o eletroscópio de pêndulo é um instrumento muito fácil de ser construído e usado. Com ele, podemos evidenciar se um corpo está neutro ou eletricamente carregado. Confira, neste artigo, um manual de construção de um eletroscópio de pêndulo.

Materiais e montagem

Para montar seu eletroscópio de pêndulo, serão necessários alguns materiais:

  • 1 canudinho

  • Fita adesiva

  • Barbante

  • 1 bolinha de isopor pequena

  • Papel-alumínio

  • Folha de isopor

  • Tesoura

A montagem é bastante simples: comece embrulhando a bolinha de isopor com o papel-alumínio e, em seguida, fixe o barbante na bolinha, usando a fita adesiva. O próximo passo é cortar um pedaço do barbante e passá-lo por dentro do canudo. Em seguida, afunde o canudo em uma base feita com a folha de isopor, encaixando-o. Você pode fixar o barbante dentro do canudo passando-o através da base de isopor, fazendo depois um pequeno nó em sua ponta ou aplicando fita adesiva.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Observe abaixo a ilustração dessa construção:


Como usar o pêndulo eletrostático?

É interessante utilizar o pêndulo eletrostático em aulas sobre carga elétrica e processos de eletrização. Para usá-lo, basta aproximar um corpo da bolinha do pêndulo, se este for atraído, então o corpo está eletricamente carregado; se o pêndulo não se mover, o corpo está eletricamente neutro.

Para que um corpo fique eletricamente carregado, basta atritá-lo com outro corpo que o eletrize, consultando uma série triboelétrica.

Outra aplicação do pêndulo eletrostático é usá-lo para explicar a eletrização por contato: se você encostar o corpo carregado no pêndulo, eles serão repelidos, já que o pêndulo estará eletrizado com uma carga de mesmo sinal que o corpo previamente carregado.


Por Rafael Helerbrock
Graduado em Física

Eletroscópio é um instrumento fácil de se fazer e que pode enriquecer muito as aulas de Física.
Eletroscópio é um instrumento fácil de se fazer e que pode enriquecer muito as aulas de Física.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola