O eletroscópio é um dispositivo usado para acusar se algum corpo encontra-se eletricamente carregado. Existem diversas formas de se construir um eletroscópio, e a construção do eletroscópio de pêndulo é uma das mais simples delas.
Veja também: O que é carga elétrica?
O eletroscópio de pêndulo utiliza um suporte (como um pedaço de madeira, de papelão ou de isopor), um fio de material isolante (como o barbante) e uma pequena esfera leve e condutora. Quando aproximamos um corpo eletricamente carregado da esfera condutora presa ao fio, a esfera fica eletricamente polarizada, isto é, forma-se, em seu interior, uma separação de cargas, fazendo com que ela sinta uma atração pelo corpo eletricamente carregado. Portanto, o eletroscópio de pêndulo é um instrumento muito fácil de ser construído e usado. Com ele, podemos evidenciar se um corpo está neutro ou eletricamente carregado. Confira, neste artigo, um manual de construção de um eletroscópio de pêndulo.
Materiais e montagem
Para montar seu eletroscópio de pêndulo, serão necessários alguns materiais:
A montagem é bastante simples: comece embrulhando a bolinha de isopor com o papel-alumínio e, em seguida, fixe o barbante na bolinha, usando a fita adesiva. O próximo passo é cortar um pedaço do barbante e passá-lo por dentro do canudo. Em seguida, afunde o canudo em uma base feita com a folha de isopor, encaixando-o. Você pode fixar o barbante dentro do canudo passando-o através da base de isopor, fazendo depois um pequeno nó em sua ponta ou aplicando fita adesiva.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Observe abaixo a ilustração dessa construção:
Como usar o pêndulo eletrostático?
É interessante utilizar o pêndulo eletrostático em aulas sobre carga elétrica e processos de eletrização. Para usá-lo, basta aproximar um corpo da bolinha do pêndulo, se este for atraído, então o corpo está eletricamente carregado; se o pêndulo não se mover, o corpo está eletricamente neutro.
Para que um corpo fique eletricamente carregado, basta atritá-lo com outro corpo que o eletrize, consultando uma série triboelétrica.
Outra aplicação do pêndulo eletrostático é usá-lo para explicar a eletrização por contato: se você encostar o corpo carregado no pêndulo, eles serão repelidos, já que o pêndulo estará eletrizado com uma carga de mesmo sinal que o corpo previamente carregado.
Por Rafael Helerbrock
Graduado em Física