Topo
pesquisar

Aula prática: Construção de um eletroscópio de folhas

Estratégias de ensino-aprendizagem

Ao realizar a construção de um eletroscópio de folhas durante uma aula prática, o professor de Física pode demonstrar a existência das cargas elétricas.
Assim como as folhas do eletroscópio, os nossos cabelos também se repelem ao serem eletrizados
Assim como as folhas do eletroscópio, os nossos cabelos também se repelem ao serem eletrizados
PUBLICIDADE

A eletrostática é a área da Física que estuda os fenômenos ligados a cargas elétricas em repouso e abrange conteúdos como cargas elétricas, condutividade elétrica e processos de eletrização.

Sabemos que é impossível visualizar as cargas elétricas, mas conseguimos ver os seus efeitos por meio de detectores eletrostáticos, que são dispositivos sensíveis à presença de cargas elétricas. Um exemplo de detector eletrostático é o eletroscópio de folhas.

O eletroscópio de folhas é um instrumento que consiste basicamente em um tubo que apresenta uma haste condutora com duas folhas metálicas e uma esfera metálica. Quando aproximamos um corpo eletrizado da esfera, essas folhas metálicas repelem-se, demonstrando a existência de carga elétrica.

Esse equipamento tem custo baixo e é ideal para ser usado em uma aula prática de Física para facilitar a explicação de conteúdos de eletrostática, como as cargas elétricas e suas propriedades, bem como o processo de eletrização por indução.

Na construção de um eletroscópio de folhas, você precisará dos seguintes materiais:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Esfera metálica e condutora de eletricidade;

  • Garrafa transparente;

  • Um material isolante que sirva para fixar a esfera e tampar a garrafa;

  • Duas pequenas folhas de papel alumínio;

  • Uma haste metálica, também condutora, que conecte a esfera às tiras de papel alumínio.

O eletroscópio deve ser montado de acordo com a figura a seguir:


O eletroscópio de folhas é um instrumento utilizado como detector eletrostático

Execução do experimento

Após a construção do eletroscópio de folhas, aproxime dele um corpo eletrizado. Isso fará com que ocorra uma separação de cargas na superfície da esfera, deixando-a com uma parte positiva e outra negativa, dependendo do sinal da carga do corpo eletrizado. Essa separação de cargas também ocorrerá nas folhas de papel alumínio, e as suas extremidades ficarão carregadas de tal forma que serão repelidas.

Esse experimento tem como objetivo apenas demonstrar se um corpo está ou não eletrizado, sendo impossível detectar a carga de um corpo.


Por Mariane Mendes
Graduada em Física

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola