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Construindo um Termômetro

Estratégias de ensino-aprendizagem

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Construção de um termômetro

Material necessário: Garrafa PET de 1 litro, massa de modelar, canudo transparente, água, caneta que escreva em plástico.

Como fazer:
Primeiro, encha completamente a garrafa com água. Depois faça uma tira (cerca de 20 cm de comprimento, 4 cm de largura e alguns milímetros de espessura) com massa de modelar.
Enrole a massa em volta do canudo (a aproximadamente 5 cm de uma das pontas). Essa massa será usada como uma rolha. Portanto, deverá ter o mesmo diâmetro que a parte interna do gargalo da garrafa.
Coloque o canudo na garrafa e vede bem com a massa de modelar.
Cuide para que não fique nenhuma bolha de ar na parte interna da garrafa e para que uma das pontas do canudo fique totalmente imersa na água. Nessa etapa, o nível da água dentro do canudo deve estar pouco acima da borda da garrafa. Se não estiver, aperte a garrafa para que a água suba. Enquanto isso, despeje mais água dentro do canudo, ao mesmo tempo em que for soltando a garrafa.
Quando o nível da água no canudo estiver um pouco acima da boca da garrafa, o termômetro finalmente estará pronto para ser utilizado.

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Como usar:
Com a caneta, faça uma marca no canudo, na altura do nível da água.
Leve a garrafa ao pátio do colégio e coloque-a ao sol durante algum tempo. Observe que o nível da água dentro do canudo subirá.
Quando a água estiver perto da ponta superior do canudo, leve a garrafa para a sombra e faça uma marca no nível da água.
Faça novas marcas a cada 2 minutos, enquanto a água da garrafa for esfriando. Aconselha-se fazer medições durante 20 minutos.
A altura da água do canudo é proporcional à temperatura da água do termômetro, ou seja, quanto maior a temperatura, maior será o nível da água no canudo; à mediada que a água for esfriando, o nível também diminuirá.

Explique aos alunos como funciona o experimento:
A água se dilata ao ser aquecida, aumentado de volume. Com o aumento da temperatura da água é possível observar a variação de seu volume no canudo.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

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