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Um dos desafios para o ensino da matemática diz respeito à falta de motivação do aluno para aprender esses conceitos. Quem nunca se deparou com situações em que alunos questionam incansavelmente “Professor, por que vou aprender isso? Onde vou aplicar esse tanto de número?” ou afirmam “Professor, não vou aprender isso que você está ensinando, não vai servir para nada na minha vida”?
Não se deve esperar que os alunos possuam a maturidade e a mentalidade para compreender o quão aplicáveis são os conceitos matemáticos, mas muitos desses conceitos podem ser contextualizados para a realidade desses estudantes e, assim, podem contribuir para a motivação e para o amadurecimento na matemática desses alunos. Entretanto, deve partir do professor a postura de buscar contextualizar os conceitos para a realidade na qual o aluno está inserido.
Para isso, os professores devem compreender quais são essas realidades e levar em conta as situações que os alunos vivenciam fora do ambiente escolar, afinal as atividades que as crianças/adolescentes fazem mudam constantemente. Sendo assim, o professor não pode julgar que o seu aluno esteja inserido no mesmo contexto da sua própria adolescência.
Para que se evitem tais questionamentos quanto à aplicabilidade dos conceitos matemáticos, busque relacionar os conceitos com o contexto social-econômico do aluno, com esportes, informática, relacionamento amoroso, ou seja, aplique a matemática no dia a dia.
É uma tarefa difícil conhecer seus alunos tão bem a ponto de conseguir elaborar tais contextualizações de forma que a maior parte dos alunos compreenda o conteúdo. Para isso é necessário proporcionar espaço para que o aluno exponha aquilo que não se pode perceber apenas em sala de aula, ou seja, é preciso que o professor elabore questionários, ou aulas de debate sobre a realidade dos jovens do século XXI, para que esses alunos exponham suas concepções e convicções.
Por Gabriel Alessandro de Oliveira
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola