Whatsapp

Controle biológico de aranhas

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Algumas espécies de vespas se alimentam de aranhas.

O uso de pesticidas e outros insumos agrícolas vêm sendo questionado com mais força a cada dia, já que podem poluir o ambiente e causar alterações na dinâmica populacional de várias espécies. Joaninhas para controlar pulgões, minhocas para nutrir o solo, dentre outros, são exemplos de alternativas que vêm sendo adotadas.

Em muitas residências, principalmente as rurais, não é difícil encontrarmos aranhas, das mais diferentes espécies. Muitas destas, principalmente as de tamanho diminuto, são predadas por larvas de vespas. Para que isto ocorra, vespas adultas capturam esses aracnídeos e os levam até sua prole.

Para que seus alunos compreendam um pouco mais sobre controle biológico e cadeias alimentares; e também estudem aspectos comportamentais das vespas e aranhas, este texto propõe a execução de um experimento simples e fácil de ser aplicado.

Materiais necessários:

Tubos de canetas de no máximo 5 mm de diâmetro;
Garrafas PET;
Cartolina;
Cola ou fita adesiva.

Procedimentos:

- Utilizando os tubos das canetas como molde, montar diversos tubinhos com a cartolina de mesmo comprimento destes, utilizando cola ou fita adesiva para unir as extremidades.

- Encaixá-los, verticalmente, na metade inferior de uma garrafa PET recortada ao meio, até ocuparem todo o espaço desta.

- Fazer vários destes conjuntos de tubos e espalhá-los pela escola, em locais iluminados a fim de facilitar a localização destes pelas vespas.

As vespas, provavelmente, utilizarão estes conjuntos de tubos para reprodução e também como abrigo de seus filhotes. Quanto mais estruturas de tubo existirem no ambiente, mais locais de reprodução de vespas e, consequentemente, mais filhotes e maior necessidade de aranhas para alimentação deste. Assim, as vespas acabam fazendo o papel de controladores biológicos!

Com estes materiais de estudo, seus alunos podem, também, analisar quantas espécies diferentes de vespas colonizam o ambiente; estudar como capturam as aranhas; verificar se estas últimas tentam se defender e de que forma fazem, dentre outros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

Biologia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola