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O ensino das frações tem início na 1º fase do ensino fundamental, através de situações envolvendo material concreto. No decorrer das séries seguintes, os conteúdos relacionados começam a ser dinamizados, as noções básicas são utilizadas na definição de razão, proporção e regra de três. O projeto cozinha experimental de Matemática é de grande valia na fixação dos conteúdos relacionados às frações. O professor deve, juntamente com os alunos, preparar algumas receitas envolvendo medidas, como o preparo de um bolo, pão de queijo, pizza entre outros. A receita padrão deverá ser alterada no intuito de mostrar aos alunos que quando aumentamos ou diminuímos a quantidade de pessoas, devemos aumentar ou diminuir os ingredientes de forma proporcional.
O intuito de relacionar a Matemática e a cozinha é que as diversas receitas utilizam em seus processos números fracionários, como 1/2 (meia) xícara, 1/3 (um terço) copo americano, entre outras medidas. A adição, a subtração, a multiplicação e a divisão são aplicadas nos processos. Observe as receitas a seguir:
Pão de queijo – 30 porções
1/2 copo de óleo de soja
1 copo de leite
4 ovos
250 gr de queijo meia-cura
1/2 kg de polvilho doce
1 colher (sobremesa) de sal
Com base na receita padrão acima, sugira ao aluno que determine as medidas caso a porção seja reduzida para 15 porções.
1/2 copo de óleo de soja
1/2 : 2 = 1/4
1 copo de leite
1 : 2 = 1/2
4 ovos
4 : 2 = 2
250 gr de queijo meia cura
250 : 2 = 125 gr
1/2 kg de polvilho doce
1/2 : 2 = 1/4 kg = 250 gr
1 colher (sobremesa) de sal
1 : 2 = 1/2
Portanto, a receita para 15 porções será:
1/4 copo de óleo de soja
1/2 copo de leite
2 ovos
125 gr de queijo meia-cura
1/4 kg de polvilho doce
1/2 colher (sobremesa) de sal
No caso de uma receita para 60 porções, teremos:
1 copo(s) de óleo de soja
2 copos de leite
8 ovos
500 gr de queijo meia-cura
1 kg de polvilho doce
2 colheres (sobremesa) de sal
Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola