Topo
pesquisar

Criação de um jornal de novidades científicas

Estratégias de ensino-aprendizagem

A criação de um jornal de novidades científicas e o estímulo à leitura poderão ajudar na formação de pessoas mais conscientes e preocupadas com a pesquisa no país.
PUBLICIDADE

Todos os jornais e sites de notícias possuem uma área destinada à ciência. Essa parte, muitas vezes esquecida e pouco valorizada pelos leitores, esconde grandes conquistas de nossos pesquisadores. Conquistas essas que frequentemente são abafadas por notícias de tragédias e fofocas do mundo artístico.

A fim de estimular os alunos a lerem essa parte tão importante dos jornais, sugerimos a criação de um jornal de novidades científicas. Com isso, espera-se que eles comecem a interessar-se pelas pesquisas brasileiras e do mundo e descubram os avanços nos vários campos da ciência.

Para a criação desse jornal, primeiramente é necessário decidir o formato, o que pode ser feito a partir das seguintes perguntas: O jornal será em forma de cartaz ou será pequeno e individual? Ele será distribuído pela escola? Quem custeará as cópias? Há condições para distribuir os jornais em todas as salas ou somente em algumas séries? Existe a possibilidade de ser criado um jornal on-line? (Veja também a sugestão: Criação de um blog como ferramenta pedagógica)

Após decidir o formato, devemos partir para as pesquisas. Peça para que os alunos observem jornais e sites de notícias na área de ciências e saúde e tragam o material impresso ou recortado com o tema que mais chamou a atenção. Vale lembrar que no nosso país existem também várias revistas que possuem o objetivo de divulgar a ciência, algumas voltadas, inclusive, para o público infantil. Esse material também é extremamente valioso e pode e deve ser uma fonte de pesquisa para os alunos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Após selecionar as reportagens, peça para que os alunos reescrevam-nas, colocando, em poucas palavras, o que entenderam do que foi lido. Nesse ponto é importante estabelecer uma parceria com o professor de português, pois ele corrigirá os erros e apontará formas de melhorar a escrita dos alunos.

Com as matérias em mão, é só montar o jornal de acordo com o formato escolhido. Caso tenha optado por um formato on-line, converse com o professor de informática, pois ele, com toda a certeza, sugerirá ideias valiosas na formatação do trabalho.

A criação desse jornal é uma forma de fazer com que as crianças e os adolescentes conheçam os trabalhos feitos ao redor do mundo. Estimular a leitura e o conhecimento das pesquisas na área científica poderá ajudar na formação de profissionais preocupados com o desenvolvimento científico e tecnológico de nosso país.

Boa aula!

 

Por Ma. Vanessa dos Santos

 Estimular a leitura faz com que o aluno melhore sua capacidade de escrita e argumentação
Estimular a leitura faz com que o aluno melhore sua capacidade de escrita e argumentação
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola