Topo
pesquisar

Estratégias metodológicas que aprimoram os recursos da escrita

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

Investir em metodologias eficazes rumo à obtenção de bons resultados compõe o planejamento de todo educador, pois sua conduta é fator preponderante diante desta louvável conquista.

Entre as mesmas, destaca-se a competência em atingir os anseios dos educandos, que, diga-se de passagem, estão cada vez mais aprimorados, em função do dinâmico crescimento das fontes informativas advindas dos avanços tecnológicos.

E quando se trata da escrita, esta é uma habilidade que deve ser moldada passo a passo, procurando sempre ampliar os conhecimentos linguísticos textuais e extratextuais, priorizando a prática da leitura no intuito de reforçar o poder de argumentação.

Dessa forma, faz-se necessário que o educador condicione seus alunos à familiaridade com os diversos gêneros textuais, enfatizando a finalidade discursiva, bem como se inteirando das características composicionais referentes às modalidades textuais.

Tendo em vista que ser “alfabetizado” não é requisito básico para o aprimoramento da escrita, é de fundamental importância apoiar-se em estratégias diversificadas que contribuam para tal. Dentre elas, figura-se uma dinâmica voltada para o texto narrativo, mais precisamente o conto, a partir dos seguintes procedimentos metodológicos:



# O educador elabora vários fragmentos textuais solicitando aos alunos que formem grupos de até quatro componentes, cuja atividade será de dar continuidade aos mesmos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

# Enfatizando a seguir sobre a importância dos elementos básicos concernentes à modalidade narrativa, tais como, título, personagens, enredo, tempo, espaço, clímax e desfecho final.


# Concluída toda a atividade, é o momento de reunir todas as produções e propor que façam uma revisão coletiva, despertando uma certa autonomia por parte dos mesmos em tornar práticos, os conhecimentos adquiridos.

# Finalizando portanto, é o momento de uma última revisão feita pelo educador e, talvez pensar na hipótese da realização de uma mostra cultural, onde as tarefas serão delegadas no sentido de organizar o espaço, decorá-lo de acordo com a proposta e divulgar o convite às demais salas, para que toda a escola interaja-se efetivamente com o evento.

Metodologias como essas visam ao aprimoramento dos recursos ligados às competências da escrita, no que se refere à construção do raciocínio lógico e à organização das ideias, formando um todo coeso e dotado de sentido.

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

Português - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola  

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola