PUBLICIDADE
Investir em metodologias eficazes rumo à obtenção de bons resultados compõe o planejamento de todo educador, pois sua conduta é fator preponderante diante desta louvável conquista.
Entre as mesmas, destaca-se a competência em atingir os anseios dos educandos, que, diga-se de passagem, estão cada vez mais aprimorados, em função do dinâmico crescimento das fontes informativas advindas dos avanços tecnológicos.
E quando se trata da escrita, esta é uma habilidade que deve ser moldada passo a passo, procurando sempre ampliar os conhecimentos linguísticos textuais e extratextuais, priorizando a prática da leitura no intuito de reforçar o poder de argumentação.
Dessa forma, faz-se necessário que o educador condicione seus alunos à familiaridade com os diversos gêneros textuais, enfatizando a finalidade discursiva, bem como se inteirando das características composicionais referentes às modalidades textuais.
Tendo em vista que ser “alfabetizado” não é requisito básico para o aprimoramento da escrita, é de fundamental importância apoiar-se em estratégias diversificadas que contribuam para tal. Dentre elas, figura-se uma dinâmica voltada para o texto narrativo, mais precisamente o conto, a partir dos seguintes procedimentos metodológicos:
# O educador elabora vários fragmentos textuais solicitando aos alunos que formem grupos de até quatro componentes, cuja atividade será de dar continuidade aos mesmos.
# Enfatizando a seguir sobre a importância dos elementos básicos concernentes à modalidade narrativa, tais como, título, personagens, enredo, tempo, espaço, clímax e desfecho final.
# Concluída toda a atividade, é o momento de reunir todas as produções e propor que façam uma revisão coletiva, despertando uma certa autonomia por parte dos mesmos em tornar práticos, os conhecimentos adquiridos.
# Finalizando portanto, é o momento de uma última revisão feita pelo educador e, talvez pensar na hipótese da realização de uma mostra cultural, onde as tarefas serão delegadas no sentido de organizar o espaço, decorá-lo de acordo com a proposta e divulgar o convite às demais salas, para que toda a escola interaja-se efetivamente com o evento.
Metodologias como essas visam ao aprimoramento dos recursos ligados às competências da escrita, no que se refere à construção do raciocínio lógico e à organização das ideias, formando um todo coeso e dotado de sentido.
Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola