Quando o aluno participa da aula e é também o mentor da mesma, sente-se mais motivado, pois conscientiza-se de que também é responsável pelo seu aprendizado.
Se o educador se posiciona como detentor do saber, o aluno, aos poucos, vai adquirindo a ideia que a aprendizagem só chega através do professor.
A confecção de um periódico pode ser uma ótima alternativa para fechar o conteúdo de linguagem jornalística. Claro, para se propor a tarefa de fazer um jornal da turma, o professor já deve ter trabalhado a criação e a escrita de textos jornalísticos e as palavras-chaves e definições deste conteúdo, como: notícia, editorial, manchete, título, legenda, reportagem, etc. Também não pode esquecer-se de analisar com os alunos a questão da divisão do jornal, da disposição das páginas!
O educador deverá dispor de algumas aulas para ajudar os alunos em seus jornais e para fazer uma pré-revisão de todos os trabalhos.
Então, solicitará que a turma:
a) Reúna-se e discuta sobre as funções de cada grupo: redatores, revisores de textos, selecionadores de temas e imagens (diagramadores), coordenadores. b) Faça reportagens sobre diferentes temas: assuntos polêmicos (drogas, sexualidade, formação profissional); acontecimentos que estão na mídia; televisão, filmes, músicas e livros; artigos de ciência e novidades no mundo da tecnologia; ecologia; esportes; mensagens de fé e esperança; carta do leitor e etc. c) Tenha a responsabilidade de passar os assuntos que serão abordados para os diagramadores, afinal, não têm como escolherem as imagens para o jornal, nem saber do que se trata. d) Procure pessoas que desejam anunciar no jornal ou então faça colagens com propagandas de veículos de comunicação. e) Seja criativa e respeite o tempo para a entrega, afinal, bons jornalistas estão preocupados em transmitir as notícias antes de qualquer outra pessoa!
É importante que o professor conceda um tempo razoável para a fabricação do jornal, mas que deixe claro o dia de entrega! Caso o educador tenha mais de uma sala, pode fazer ao término do trabalho uma competição na escola do melhor jornal, uma pesquisa de opinião entre os alunos! Para tanto, é necessário que o jornal fique em um mural, de modo que todos os alunos tenham acesso à leitura dos mesmos! Essa atividade incentiva a criatividade, a formação do sentido de equipe e respeito, a leitura e escrita jornalística. E é ideal para alunos a partir do 7º ano e para turmas inquietas!
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola