Whatsapp

Criptografia

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Informações codificadas

Um estudo importante na Matemática é a origem dos números Naturais, o professor deve repassar ao aluno que esses números foram criados pelos árabes e introduzidos na Índia.
O algarismo zero foi acrescentado ao conjunto dos números Naturais posteriormente, pois ele foi descoberto a fim de criar um símbolo que representasse algo nulo, um espaço vazio. A fixação desse conjunto numérico deve acontecer na segunda fase do ensino fundamental (6º e 7º ano), e uma técnica eficaz para determinar a assimilação desses numerais é a criptografia.

Criptografar significa escrever uma mensagem através de códigos, onde somente o remetente e o destinatário possuem conhecimento adequado para a leitura das mensagens criptografadas. Podemos associar os números Naturais à criptografia da seguinte maneira: a cada letra do alfabeto associamos um número Natural. Veja:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Podemos propor uma atividade extra, pedindo aos alunos que criptografem palavras e textos, enviando ao colega para que ele leia os códigos e traduza.

Vamos converter um código usando a tabela acima:
5-20-19-4-1-14-11 = FUTEBOL

13-0-14 8-4 15-14-3-4 5-0-11-0-17 3-4 4-3-20-2-0-2-0-14 18-4-12 0-12-14-17
“NÃO SE PODE FALAR DE EDUCAÇÃO SEM AMOR”.

Criptografando a palavra ESCOLA:
4-18-2-14-11-0


Observação: O modelo de criptografia usado aqui possui inteiramente interesse educacional, pois a criptografia usada por algumas agências, forças militares, países, órgãos do governo, entre outros, no intuito de esconder informações importantes, possui maior complexidade, sendo quase impossível realizar sua leitura mentalmente e manualmente.

Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola

Matemática - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Artigos Relacionados
Clique e conheça uma sugestão de aula sobre pares ordenados que pode contribuir para o aprendizado de seus alunos em relação a esse tema.
Clique para obter uma excelente sugestão de aula sobre progressões aritméticas. Nossa proposta pode ser usada para turmas do sétimo ano em diante, preferencialmente para turmas de primeiro ano do Ensino Médio. Obtenha uma sugestão de aula dialogada que ajudará no processo de ensino-aprendizagem desse conteúdo.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola