Whatsapp
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!

Cubo Mágico

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Os jogos envolvendo assuntos matemáticos constituem uma importante ferramenta para o desenvolvimento da capacidade lógica dos alunos. Eles contribuem na elaboração de ideias, construção de estratégias e tomada de decisões visando atingir os resultados esperados.

O cubo mágico é um quebra cabeça que possui todas as características citadas. Ele é um jogo tridimensional composto de 6 faces de cores diferentes divididas cada uma em 9 partes de tamanhos iguais. As linhas e colunas devem ser giradas para que o cubo seja montado de forma que as faces possuam todas as partes de mesma cor.

Esse quebra cabeça é conhecido mundialmente e sua criação é atribuída ao húngaro Erno Rubik. Com base nesse cubo de dimensões 3 x 3 x 3, foram criado os cubos de dimensões 4 x 4 x 4 e 5 x 5 x 5. Veja:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Trabalhe o quebra cabeça em sala de aula, monitorando o tempo levado para a formação individual das faces ou de todo o quebra cabeça, se for realizado. Caso possua alunos com extrema dificuldade, avalie–o de forma a considerar o número de quadradinhos iguais montados na face. Essa maneira de estimular o aluno contribuirá para que ele execute a tarefa completamente.

O cubo mágico pode ser trabalhado com todas as idades, inclusive com alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e EAJA (Educação e Alfabetização de Jovens e Adultos). O brinquedo pedagógico estimula a participação, desinibindo os mais tímidos e promovendo uma maior interação social.

Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola