Darwin, ao visitar a ilhas Galápagos, observou que um grupo de frigilídios era endêmico daquelas ilhas. Esse grupo de espécies ficou conhecido como “Tentilhões de Darwin”.
Em suas observações, Darwin viu que variação e seleção produziram adaptações não só na estrutura dos pés, mas também na forma e no tamanho dos bicos. Observou também que as sementes eram a principal dieta dos tentilhões que viviam no solo. Todas as espécies de tentilhões se alimentavam de sementes, mas havia diferenças nos tamanhos das sementes que cada espécie conseguia consumir.
Essa aula prática visa simular o processo de seleção natural através da disponibilidade de alimentos na ilha.
Material necessário
Pinça de sobrancelha
Pinça grande
Pregador de roupas
Pegador de gelo
Sementes de milho
Sementes de girassol
Sementes de lentilha
Alpiste
Painço
Noz-moscada
Como trabalhar
Divida os alunos em grupos de quatro integrantes;
Distribua as sementes aleatoriamente para cada grupo;
Cada aluno do grupo deverá escolher um tipo de simulador de bico pegador de sementes;
Utilizando os instrumentos, sem a ajuda das mãos, os alunos deverão coletar as sementes em trinta segundos e separá-las. As sementes coletadas em cada rodada deverão ser separadas;
Após cinco rodadas de trinta segundos cada, observar quais sementes foram coletadas e quais sobraram e anotar;
Se o aluno não conseguir pegar nenhuma semente deverá ficar sem jogar nas rodadas seguintes;
No final do jogo, verifique quais sementes foram coletadas por quais pegadores.
Após o jogo, o professor pode trabalhar as seguintes questões:
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Nesse jogo foram utilizados instrumentos pegadores, o que essa ferramenta representa?
R: Cada instrumento pegador representa um tipo de bico.
Foram realizadas cinco rodadas. Por quê?
R.: Cada rodada representa o período de um ano ou de uma geração.
Por que o jogador que não consegue pegar nenhuma semente fica sem jogar?
R.: O jogador eliminado representa a eliminação de indivíduos que não conseguem coletar as sementes e que, não se alimentando, consequentemente morrem sem deixar descendentes.
Após o jogo o professor pode pedir aos próprios alunos que definam seleção natural.