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Degradação de materiais no ambiente

Estratégias de ensino-aprendizagem

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Esta atividade permitirá que seus alunos reflitam sobre
os problemas ambientais relacionados ao acúmulo de lixo.

Como é sabido, vivemos uma época na qual a nossa forma de consumo vem sendo questionada, sob diversos aspectos. Um destes se refere ao problema do lixo que produzimos no dia a dia e os impactos ambientais causados por ele.

Sabemos que cada tipo de material possui um tempo estimado de decomposição, ao ser liberado no ambiente. Um copo plástico, por exemplo, pode permanecer intacto por até 450 anos! Essa questão é tão grave que existe uma grande camada flutuante deste polímero em um raio de 1000 km no Oceano Pacífico, com cerca de 10 metros de profundidade e contendo, em determinadas regiões, uma espessura cinco vezes maior que a do próprio fitoplâncton: a base da cadeia alimentar desse ambiente.

Muitas vezes não temos a noção do que dados como estes podem significar, e muitas vezes nem ao menos temos tais informações. Assim, podemos trabalhar em sala de aula tal temática, a partir de um experimento no qual alguns tipos de materiais serão enterrados e, semanalmente, analisados a fim de verificar tal processo.

Recomendo que reservem um local no pátio do colégio e utilizem materiais orgânicos, de plástico, vidro, papel, alumínio dentre outros. Para facilitar a localização destes, marcar com uma estaca (ou palito de picolé, dependendo da área utilizada) o local onde cada um foi colocado. Pode, também, depositar cada material em uma caixa com terra e seguir os mesmos procedimentos.

Uma dica é que, também, se enterre uma sacola de plástico comum e uma oxibiodegradável a fim de verificar se realmente há diferença, em curto prazo, entre ambas e se, de fato, essa nova tecnologia pode ser a mais viável no que se diz respeito ao meio ambiente.

Este momento propiciará a reflexão de valores e comportamentos que temos e, a partir dela, poderá ser conduzida a uma discussão na qual seus alunos possam opinar e buscar soluções para o problema do descarte do lixo.

A partir desta, pode ser iniciado um projeto de coleta seletiva na escola!

Material
Tempo médio de decomposição
Jornal
Cinco semanas
Casca de fruta
Três meses
Filtro de cigarro
Dois anos
Lata de alumínio
500 anos
Chiclete
Cinco anos
Guardanapo de papel
Um a quatro meses
Fralda descartável
600 anos
Embalagem PET
100 anos
Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

 

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