Topo
pesquisar

Demonstração do El Niño e La Niña

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

El Niño e La Niña são dois fenômenos que causam grandes modificações climáticas, sendo de fundamental importância sua abordagem em sala de aula. Esses eventos devem ser explicados de forma clara e objetiva, a realização da simulação do El Niño e La Niña é uma metodologia atrativa e que proporciona maior facilidade de compreensão desses fenômenos.

Para a demonstração do El Niño e La Niña, serão necessários:
 1 aquário de vidro cheio de água,
 1 ventilador - mais alto do que o aquário,
 1 abajur com lâmpada e sem cúpula.

Inicie a experiência demonstrando aos alunos as condições do oceano (aquário) na ausência desses dois fenômenos. Para isso, coloque o abajur aceso numa das extremidades do aquário. Na outra extremidade, ligue o ventilador na potência média (faz a função dos ventos alísios) até que seja gerada uma turbulência na água. Com o passar do tempo, será observado um “represamento” da água no lado do aquário oposto ao ventilador: o vento desloca as águas superficiais para o lado do abajur, expondo águas mais frias das partes mais profundas do aquário.


Representação do El Niño

Posteriormente, demonstre a situação com a presença de El Niño. Nesse momento é necessário que o ventilador seja desligado ou colocado na potência mínima. Comente com os alunos que os movimentos da água no aquário irão desaparecer ou diminuir. Esse processo ocasionará um nivelamento das águas em todo o aquário.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Deixe o abajur ligado para que ele continue aquecendo o aquário. As águas deverão estar aquecidas igualmente em todos os pontos. O ventilador desligado ou em potência mínima significa o enfraquecimento dos ventos alísios. Veja que os ventos não param de soprar. Após a representação do El Niño, elucide as causas e consequências desse fenômeno, destacando o processo de evaporação.

Em seguida, realize a demonstração da La Niña. É necessário que o ventilador seja ligado na potência máxima, fato que promove turbulência na água do aquário. Com os ventos mais intensos, maior quantidade de água vai se acumular no lado oposto do ventilador. Com isso, o desnível de água entre um lado e outro também aumentará.

Após a simulação desses fenômenos, solicite a realização de um trabalho abordando as principais consequências do El Niño e La Niña, além de citar exemplos no Brasil.
 

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola