Topo
pesquisar

Demonstrando a independência de movimentos

Estratégias de ensino-aprendizagem

O experimento sobre a independência dos movimentos tem por finalidade mostrar que dois corpos, em queda livre, caem ao mesmo tempo no chão.
PUBLICIDADE

Esta atividade experimental é considerada de baixo custo e pode ser realizada por todos os alunos da sala de aula. É interessante que o professor faça uso desse experimento antes ou depois de ministrar o conteúdo voltado para o lançamento de projéteis.

O experimento tem por finalidade verificar a independência de movimentos. Para isso, será provado que dois corpos em queda livre, lançados de uma mesma altura, caem em tempos iguais. O tempo de queda não é afetado pela componente da velocidade horizontal.

Para a realização dessa atividade experimental serão necessárias duas moedas, uma mesa e uma régua.

Inicialmente, coloque uma moeda em cima da régua, na porção que não está apoiada à mesa; e a outra moeda na ponta da mesa, como mostra a figura abaixo.

Situação antes da queda das moedas

Mova a régua rapidamente na direção indicada, fazendo com que a moeda da mesa seja arremessada para fora dela; e a moeda de cima da régua caia. Repita o experimento algumas vezes, para verificar que as duas chegam ao chão sempre ao mesmo tempo (isso você pode notar simplesmente escutando o som do impacto das moedas quando atingem o chão).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Situação logo após a queda das moedas

A moeda que está sobre a mesa cai mais longe, mas, apesar disso, o tempo de queda é igual para ambas, não mudando com a velocidade inicial dada em cada experimento. É possível repetir esse experimento de alturas diferentes; assim, você verificará que as moedas sempre caem ao mesmo tempo.

Isso demonstra a independência dos movimentos. Dessa forma, podemos tratar cada movimento (na vertical e na horizontal) de maneira independente.


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola