Topo
pesquisar

Aula sobre queda livre dos corpos

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

Quando estudamos, em mecânica, a queda livre dos corpos, sempre mencionamos o experimento de Galileu Galilei.

Por volta do século XVII, o físico Galileu Galilei através de um experimento, chegou à conclusão de que quando dois corpos de massas diferentes, desprezando a resistência do ar, são abandonados da mesma altura, ambos alcançam o solo no mesmo instante.

Conta a história que Galileu foi até o topo da Torre de Pisa, na Itália, e de lá realizou experimentos para comprovar sua afirmativa sobre o movimento de queda dos corpos. Ele abandonou várias esferas de massas diferentes e percebeu que elas atingiam o solo no mesmo instante.

Dentro da sala de aula é possível mostrar esse experimento de forma bastante simples:

Pegue uma folha de caderno e um apagador.

Levante-os a certa altura. Em seguida, solte-os simultaneamente. Peça para os alunos observarem qual dos objetos alcançou o chão primeiro. A resposta será lógica, o apagador.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Agora, pegue a mesma folha e amasse-a até formar uma bola.

Com o mesmo apagador e a bola de papel, abandone-os novamente, simultaneamente. Peça que observem que agora o ar não mais exercerá tanta influência sobre a massa do papel. A forma dessa folha mudou, mas sua massa permanece a mesma.

Agora fica mais fácil explicar o experimento de Galileu referente ao movimento dos corpos em queda livre. Mesmo com a presença de ar no meio onde será realizado o experimento é possível provar que o corpo mais pesado sempre alcançará o chão primeiro. Isso porque a atração gravitacional exercida pela Terra nos corpos que estão em sua proximidade é sempre a mesma, ou seja, aproximadamente 9,8m/s².

Por Talita A. Anjos
Graduada em Física

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola