Whatsapp

Descubra qual é a palavra!

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


”Descubra qual é a palavra” – uma forma suave de ampliar o vocabulário dos alunos! 

A atividade “Descubra qual é a palavra” tem os objetivos de promover o acréscimo de vocabulário para o aluno, estimular a associação da palavra ao seu significado, além de despertar no pupilo a importância de se consultar o dicionário, a fim de obter o(s) sentido(s) das palavras.

O professor dever produzir em casa uma variedade de cartões com letras diversas do alfabeto. É necessário que a quantidade de vogais seja maior do que o número de consoantes, já que geralmente as palavras possuem diferentes consoantes, mas vogais repetidas.

O educador poderá ou não dividir a turma em duplas para realização desta atividade. Caso opte pela divisão, deverá solicitar que um aluno ajude o outro para que a tarefa não recaia somente sobre um.

É interessante que o professor reveja, anteriormente, os assuntos abordados nas aulas de Geografia, História ou de Ciências.

Por exemplo, se os estudantes estiverem aprendendo sobre o clima, então o tutor deverá escrever palavras com seus significados relativos ao tema escolhido (clima) em pedaços de papel, os quais deverão ser depositados em um saco ou sacola, para que sejam sorteados.

Em sala de aula, após entregar os cartões com as letras para cada aluno ou dupla, o professor fará sorteios dos termos que estão dentro da sacola plástica. Contudo, o educador deve falar somente o significado da palavra. O aluno terá como objetivo descobrir qual é o vocábulo apropriado para a definição exposta pelo tutor.

Por exemplo: o professor sorteia a palavra “chuva”, então, fala para a turma a definição (a do dicionário): precipitação atmosférica formada de gotas de água.

Será vencedor quem formar primeiro a palavra “chuva” e vencerá a atividade o aluno ou a dupla que montou a maior quantidade de vocábulos corretos de acordo com a definição.

Esta atividade, além de despertar o interesse do aluo pelo dicionário, irá promover a melhora da escrita de palavras mais corriqueiras nas matérias de Geografia, História ou Ciências.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

Veja mais!

A fase da alfabetização - Dica de aula prática que usa o alfabeto de figuras!

Português - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Artigos Relacionados
Desde o início da escolaridade, o uso do dicionário resulta em grandes benefícios. Não deixe de conhecê-los, bastando para isso apenas um clique!
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola