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Esta sugestão de aula prática visa à conscientização do aluno quanto às consequências do mau uso do solo. O professor pode abordar temas como plantio direto, preparo da terra antes do plantio, e como fica a terra depois da colheita.
Com essa aula, o professor também terá a oportunidade de trabalhar assuntos relacionados ao meio ambiente, como:
- Como a qualidade e as condições do solo interferem no desenvolvimento dos vegetais (pode-se falar sobre as causas e consequências da desertificação do solo);
- Como a umidade do solo interfere no desenvolvimento do vegetal (estações de chuva e de seca, irrigação de culturas).
Para realizar essa atividade serão necessários os seguintes materiais:
- Três garrafas plásticas descartáveis transparentes;
- Terra;
- Grãos de feijão;
- Água;
- Fita adesiva;
- Tesoura;
- Caneta;
- Prego.
Como fazer:
- Corte a base das garrafas plásticas formando vasinhos com 10 cm de altura cada;
- Com o prego, faça furos no fundo de um dos vasos;
- Com a fita adesiva enumere cada um dos vasinhos (coloque o número 1 no vasinho que contenha furos);
- Coloque a terra nos vasinhos da seguinte forma:
- Nos vasinhos 1 e 3 coloque terra fofa;
- No vasinho número 2 coloque terra compactada (para compactar a terra basta colocar um pouco de terra de cada vez e ir prensando-a com as mãos);
- Coloque quatro grãos de feijão em cada um dos vasinhos. Coloque-os encostados à parede do vasinho para que seja possível observar o desenvolvimento da semente;
- Todos os dias, com a ajuda dos alunos, regue o vaso 1 com cuidado para não deixar a terra encharcada;
- Regue diariamente o vaso 3 de forma que a terra fique bem encharcada;
- Não regue o vasinho número 2;
- Acompanhe o desenvolvimento das sementes durante 20 dias e, nesse período, peça aos alunos que anotem todas as modificações vistas, de forma que no final se tenha um relatório.
Paula Louredo
Graduada em Biologia