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O amido é um carboidrato do tipo polissacarídeo e é a principal substância de reserva energética (de glicose) de plantas e algas. Dessa forma, não o encontramos em alimentos de origem animal.
Para testar essa afirmação, poderá ser feita uma aula prática de identificação do amido em alimentos.
Para tal, serão necessários:
- água;
- tintura de iodo;
- xícara de café;
- pratos ou placas de petri;
- conta-gotas;
- sal;
- amido de milho;
- alimentos como batata crua, farinha, arroz cru, arroz cozido, pão, frutas, leite e café.
Procedimentos:
1. Em cada recipiente, colocar uma pequena quantidade de cada alimento.
2. Diluir, em uma xícara de café contendo água, cinco gotas da tintura de iodo.
3. Pingar algumas gotas desta solução em cada um dos alimentos escolhidos.
4. Comparar a coloração de cada uma das amostras com a de sal e a de amido de milho. Como o primeiro não contém amido e, obviamente, o segundo contém, ambos servirão como parâmetros indicativos de presença/ausência dessa molécula.
5. Registrar as observações, preferencialmente ilustrando cada uma das situações, para a posterior confecção de relatório.
O professor pode incrementar a atividade demonstrando a capacidade que a saliva tem de digerir o amido:
Antes de iniciar os procedimentos acima, colocar a mesma medida de água em dois copos e, em um destes, adicionar um pouco de saliva. Acrescentar, em cada recipiente, uma colher de água de cozimento de uma batata.
Após a análise de presença/ausência de amido nos alimentos, colocar algumas gotas da solução de iodo em cada um dos copos. Peça para que seus alunos expliquem porque a água contendo saliva não mudou de cor.
Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola