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Desde o ano de 1992, o dia 22 de março é considerado o Dia Mundial da Água, que foi criado, nesta época, pela ONU (Organização das Nações Unidas), com o objetivo de ser um momento para que haja discussões acerca do uso e da qualidade da água.
Em tempos onde este tipo de análise se faz necessária, o professor possui um importante papel no sentido de sensibilizar/conscientizar seus alunos. Desta forma, podemos aproveitar o mês de março para desenvolver atividades nesse sentido – embora devamos estar atentos ao fato de que reflexões e comportamentos positivos em relação a este tema devem ser feitos a todo o momento, independentemente da época do ano.
A criação e execução da Semana da Água é uma proposta interessante: momento no qual todos os professores deverão abordar a temática, relacionando-a com sua matéria. Esta é, inclusive, uma forma de demonstrar que, apesar de matérias como Biologia e Geografia estarem mais intimamente ligadas a abordagens envolvendo a conservação, sempre existem formas de se trabalhar esses temas.
Além disso, a criação deste momento pode ser importante no sentido de esclarecer que temos uma grande responsabilidade com o nosso planeta, uma vez que grande parte dos impactos ambientais que ocorrem têm origem antrópica, ou seja: são causadas por indivíduos de nossa espécie, direta ou indiretamente.
Como eixo central, pode ser usada a Declaração Universal dos Direitos da Água: documento publicado pela ONU, quando esta instituiu o Dia Nacional da Água. Este, contendo dez artigos, objetiva que todos os indivíduos se esforcem em desenvolver o respeito aos direitos e obrigações contidos nele, principalmente por meio da educação e ensino.
Assim, atividades como experimentos envolvendo a água, pesquisas sobre a poluição dos rios, cálculos de porcentagem (áreas ocupadas pela água, quantidade de água disponível, quantidade de água presente nos lençóis freáticos, etc.), ciclo da água, constituição das moléculas e estados físicos da água, teatros sobre a temática, histórico de determinados eventos importantes sobre o tema, regiões onde a água é escassa/abundante, visitar uma nascente, conhecer o funcionamento das hidrelétricas, analisar a letra da música “Planeta Água” (Guilherme Arantes), e a própria Declaração, são sugestões a serem desenvolvidas neste momento.
Para encerrar, proponho que cada aluno escreva uma redação sobre as atitudes individuais e coletivas que podem ser capazes de promover a preservação da água e de seus ciclos, e a disponibilidade desta às gerações presentes e futuras. As mais bem escritas poderão ser distribuídas a todos os alunos, ou publicadas no jornal do colégio, caso exista.
Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola