Whatsapp

Dicas de filmes sobre a temática literária e biografias

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Desafiando Gigantes – filme da Sony Pictures que fala
sobre o poder da união ao vencer desafios.

Os filmes que serão indicados abaixo podem ser assistidos em sala de aula e servir como temas para debates e trabalhos escritos, desde que estabeleça relação com o conteúdo programático.

As características da linguagem cinematográfica podem ser trabalhadas, a linguagem verbal e a não-verbal. Essa última é marcante em filmes pelo recurso audiovisual, que pode ser reformulado para estudo da palavra, do som, da imagem e/ou da relação entre eles.

Há vários tipos de abordagens que o educador pode fazer de um filme como recurso pedagógico: pode se fazer uma resenha sobre o filme, um artigo, a elaboração da ficha técnica, a sinopse, uma crítica, o desenho da cena mais emocionante ou mesmo a análise da linguagem feita através do cartaz do filme, o estudo sobre a linguagem persuasiva e/ou a linguagem imperativa.

No caso dos filmes de adaptação de obras literárias, o professor pode propor um trabalho de contraposição entre obra literária e adaptação cinematográfica.

Veja algumas sugestões:

O aviador (2004) – Conta a história do milionário Howard Hughes, produtor de filmes e apaixonado por aviação. O filme retrata a produção cinematográfica das décadas de 20 e 30.

Frida (2002) – Biografia de Frida Kahlo, pintora surrealista.

A guerra de Canudos (1997) – Inspirada na Revolta de Canudos e na vida do sertanejo do final do século XIX.

Policarpo Quaresma, herói do Brasil (1997) – Adaptação do romance de Lima Barreto.

Desafiando Gigantes (2006) – O tema é a união observada entre o técnico do time de futebol americano de uma escola e seus jogadores na busca por vencer seus desafios.

Mentes perigosas (1995) – Conta a história de uma ex-militar que se torna professora de inglês de uma escola pública e passa por diversos desafios.

Escritores da liberdade (2007) – Mostra os problemas psico-sócio-culturais que atingem a escola contemporânea na relação da professora de inglês e sua turma.

O importante é que o professor tenha um objetivo pedagógico que envolva o processo ensino/aprendizagem. Caso contrário, não há motivo para a inserção da linguagem cinematográfica em sala.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola