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Dicas ortográficas: “s” ou “ss” para os pequenos

Estratégias de ensino-aprendizagem

Em geral, o Português não possui correspondência entre letra e fonema, por isso, as dicas ortográficas são importantes, principalmente nas dúvidas sobre o uso de “s” ou “ss”.
Como seria bom se em todos os lugares houvesse placas com dicas ortográficas, seria muito mais fácil, mas como não há, o jeito é praticar
Como seria bom se em todos os lugares houvesse placas com dicas ortográficas, seria muito mais fácil, mas como não há, o jeito é praticar
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As crianças apresentam muita dificuldade com a grafia das palavras, pois ainda não internalizaram, de forma clara, o conceito de letra e fonema. Embora esses sejam muito técnicos e não possam ser ensinados de forma científica para as crianças, é possível fazê-lo de forma sutil. Leve para a sala palavras cuja letra não corresponda ao fonema, por exemplo, sorriso e utilizar. Peça que leiam em voz alta e descubram o que há em comum entre elas. Provavelmente, vão responder rápido que é o som e, ainda que de forma própria da idade, vão detectar as semelhanças e diferenças. Traga em E.V.A ou qualquer tipo de papel as letras S e Z e mostre que, nas palavras que foram apresentadas, essas letras possuem sons idênticos, embora sejam escritas de forma diferente. Dependendo da idade, se for 5º ano, por exemplo, após a introdução, é interessante conceituar letra e fonema.

Na próxima aula, traga palavras ou pequenos textos (dependendo da faixa etária) e peça que retirem todas as palavras do texto que são escritas com a letra s. Procure levar palavras que apresentem a letra s em suas múltiplas possibilidades (início, entre vogais, após consoante, como dígrafo SS). Delimite um tempo para que não aproveitem o momento para se dispersarem. Essa atividade pode ser feita em pequenos grupos.

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Enquanto eles encontram as palavras, escreva ou cole no quadro quatro comandos:

  1. S no início da palavra:
  2. S após consoante:
  3. S entre vogais:
  4. Palavras com SS:

Depois que conseguiram detectar todas as palavras, peça que um de cada grupo escreva a palavra encontrada e que se encaixa no grupo definido. Quando todas as palavras estiverem escritas, leia-as em voz alta e peça que, no caderno, criem regras para a utilização do S. Depois, socialize as regras com a turma.

Finalize explicando que a letra S representa o seu fonema quando está no começo da palavra ou após consoante. Caso o ambiente seja intervocálico, a letra S representará o fonema /z/, por isso, nesse ambiente, quando a letra s corresponder ao fonema /s/, é preciso usar o dígrafo SS.

Essa atividade pode ser aplicada em diversos momentos, pois serve para trabalhar com outras letras e fonemas que geram dúvidas nas crianças.


Por Mayra Pavan
Graduada em Letras

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