Topo
pesquisar

Dicionário de Biologia

Estratégias de Ensino

A criação de um dicionário de biologia pode estimular o aluno a procurar e a fixar o significado de alguns termos biológicos.
PUBLICIDADE

A biologia é uma ciência maravilhosa, nós, professores de ciências e biologia, sabemos disso. Mas, às vezes, percebemos que para os alunos nossa ciência é uma grande quantidade de nomes e termos que eles não compreendem.

Esta proposta de ensino é uma prática para ser aplicada preferencialmente nos primeiros dias de aula e que continue por todo o ano letivo para que o aluno seja capaz de absorver a maior quantidade de termos biológicos possíveis.

Reserve um dia de sua aula para a confecção do dicionário. Peça para que os alunos comprem um caderno pequeno de uma matéria e que levem papel para encapar, além de fotos de plantas, animais e outros seres que eles gostem.

Deixe a criatividade rolar durante sua aula para que eles façam um lindo trabalho. Peça também que eles separem o caderno por letras. Por exemplo: três folhas para a letra A, três para a letra B e assim por diante.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Durante todas as aulas anote no canto do quadro algumas palavras que você considera como mais difíceis. Explique o significado, mas não anote no quadro. O importante é que os alunos consigam explicar com suas próprias palavras cada termo. Seu papel é estimular a construção do dicionário e não fazê-lo.

Se achar interessante, peça para que os alunos colem figuras a respeito de alguns termos pesquisados. Figuras em todos os termos não são interessantes, pois deixam o dicionário muito carregado.

Frequentemente peça que eles olhem algum significado no dicionário, assim eles iniciarão o hábito de procurar a respeito de um determinado tema.

No final do ano, você poderá premiar o dicionário mais completo.


Por Vanessa dos Santos
Graduada em Biologia

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola