PUBLICIDADE
A biologia é uma ciência maravilhosa, nós, professores de ciências e biologia, sabemos disso. Mas, às vezes, percebemos que para os alunos nossa ciência é uma grande quantidade de nomes e termos que eles não compreendem.
Esta proposta de ensino é uma prática para ser aplicada preferencialmente nos primeiros dias de aula e que continue por todo o ano letivo para que o aluno seja capaz de absorver a maior quantidade de termos biológicos possíveis.
Reserve um dia de sua aula para a confecção do dicionário. Peça para que os alunos comprem um caderno pequeno de uma matéria e que levem papel para encapar, além de fotos de plantas, animais e outros seres que eles gostem.
Deixe a criatividade rolar durante sua aula para que eles façam um lindo trabalho. Peça também que eles separem o caderno por letras. Por exemplo: três folhas para a letra A, três para a letra B e assim por diante.
Durante todas as aulas anote no canto do quadro algumas palavras que você considera como mais difíceis. Explique o significado, mas não anote no quadro. O importante é que os alunos consigam explicar com suas próprias palavras cada termo. Seu papel é estimular a construção do dicionário e não fazê-lo.
Se achar interessante, peça para que os alunos colem figuras a respeito de alguns termos pesquisados. Figuras em todos os termos não são interessantes, pois deixam o dicionário muito carregado.
Frequentemente peça que eles olhem algum significado no dicionário, assim eles iniciarão o hábito de procurar a respeito de um determinado tema.
No final do ano, você poderá premiar o dicionário mais completo.
Por Vanessa dos Santos
Graduada em Biologia