PUBLICIDADE
A Matemática tem se tornado componente fundamental da sociedade moderna em que vivemos. Ela está contribuindo na formação de indivíduos, por isso as pesquisas educacionais na área prosseguem de forma contundente, visando adequações e novas formas de abordagem no processo ensino-aprendizagem da disciplina em questão.
Os estudos mostram que devemos deixar de lado aquelas ideias centradas e mecanizadas, utilizadas como fonte principal para o ensino da Matemática. Aulas criativas que induzem o aluno a criar mecanismos na busca pela resposta são propostas por especialistas da área de ensino. Situações problemas envolvendo cálculos devem ser apresentados ao educando, sendo que as formas de resolução devem partir do próprio aluno, criando mecanismos e novas formas de encontrar a solução correta.
O profissional da educação deve registrar o caminho desenvolvido pelo educando na resolução da situação problema e posteriormente organizar discussões, nas quais as explicações deverão acontecer por parte dos jovens, pois foram eles os autores das respostas. De certa forma essa metodologia se torna interessante, uma vez que as discussões geram uma tempestade de ideias, fazendo com que os grupos percebam se os resultados encontrados estão corretos.
A resolução de problemas contextualiza e interdisciplina o ensino da Matemática, os educandos viabilizam conceitos que auxiliam na compreensão e reflexão das propostas. Isso desperta a discussão, proporcionando a argumentação através de estruturas matemáticas capazes de solucionar as questões em ênfase. É por meio dessas discussões que surgem opiniões capazes de criar e reformular ideias, objetivando e disponibilizando novas possibilidades de resolução dos problemas.
O despertar acontece de forma gradativa, a utilização dos novos mecanismos e ferramentas auxiliares no desenvolvimento da Matemática desperta no aluno a satisfação, motivando sua participação em novas situações, pois o seu progresso é atribuído ao seu esforço.
Essa forma de ensinar visa analisar os conhecimentos adquiridos por parte dos alunos, oferecendo novos conteúdos, que, aliados aos já existentes, proporcionarão ao educando uma base curricular completa na disciplina de Matemática.
Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola