Whatsapp

Dissertação

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


A dissertação promove o hábito de leitura e produção de texto.

Os alunos não têm o hábito de ler, então, como ensiná-los a produzir um texto dissertativo, o qual exige uma opinião formada sobre determinado assunto?

A realidade é que os estudantes chegam ao final do ensino fundamental sem saber ler e, portanto, sem saber argumentar. Diante dessa realidade, é urgente o fato de se trabalhar a produção de texto, o desenvolvimento de idéias, o modo de expor os argumentos.

Como criar o hábito da leitura nos alunos? Em sala de aula, o professor escolhe um tipo de texto.

O ideal seria começar pelo texto jornalístico, já que apresenta uma grande quantidade de informações e diferentes pontos de vista. O artigo do jornal escolhido deve ser lido pelos alunos.

O professor pode propor à classe a produção de uma carta ao leitor sobre a matéria lida ou a produção de um artigo com opinião contrária ao que foi lido.

O educador pode ainda solicitar aos estudantes que grifem no texto elementos que dão coesão ao texto dissertativo, como “porém”, “contudo”, “entretanto”, “além disso”, “dessa forma”.

Após a atividade de leitura e produção de texto, o professor pode fazer uma correção coletiva com a intenção de revisar a estrutura do texto, a ortografia, os conectivos textuais, basta copiar no quadro o texto de um dos alunos.

Depois da correção coletiva, os alunos podem trocar seus textos com o colega do lado que deverá ler. Assim, o professor valorizará o trabalho de todos. Pode haver também um debate sobre o assunto e, nesse caso, a sala pode ser dividida entre o grupo que apóia o governo do Lula e o grupo que não apóia, por exemplo.

A intenção dessa aula é desenvolver a capacidade de argumentação, a exposição das idéias, além de aprender sobre a estrutura organizacional de um texto dissertativo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

Português - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola