Topo
pesquisar

Dissolução de partículas

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Leite com achocolatado: uma dissolução.

Soluções líquidas que contêm solutos sólidos são denominadas de dissolução. Essas soluções são muito comuns em nosso dia-a-dia, podemos encontrá-las em nosso café da manhã, por exemplo, quando misturamos achocolatado (sólido) ao leite (solução líquida).

A dissolução ocorre porque as moléculas do solvente envolvem as partículas de sólidos do soluto, dissolvendo-os. Alguns fatores influem no processo de dissolução, vejamos quais são:

Temperatura: quanto mais elevada estiver a temperatura de um líquido maior será a dissolução.

Concentração: a quantidade de soluto influi, uma vez que uma solução mais diluída terá uma dissolução maior, por exemplo, a água pura dissolve melhor um solvente do que a água que já contém solutos.

Como demonstrar na prática a dissolução? Acompanhe os procedimentos seguintes e visualize como os fatores citados acima controlam a solubilidade:

Material

• Açúcar cristal;
• Açúcar refinado;
• Água;
• 2 Copos de vidro transparentes;
• Sal de cozinha (NaCl).

Experimento 1: Coloque água nos dois copos e adicione 2 colheres de açúcar cristal em um dos copos, e 2 colheres de açúcar refinado no outro copo. Agite as misturas e observe: em qual a dissolução acontece mais rapidamente?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como já foi dito, a dissolução ocorre porque as moléculas do solvente envolvem as partículas de sólidos do soluto dissolvendo-os, quanto maior for a superfície de contato deste sólido mais rápida será a dissolução. No soluto açúcar refinado os grãos de sacarose são mais finos expondo uma maior superfície de contato.

Experimento 2: Ferva um copo de água e reserve em um copo, no outro copo coloque água previamente resfriada (gelada). Dissolva duas colheres de NaCl em ambos os copos, e verifique: em qual a dissolução é mais rápida?

Sabe-se que quanto mais elevada estiver a temperatura de um líquido maior será a dissolução, sendo assim, no copo com água quente o soluto se dissolve com maior velocidade do que no recipiente com água fria.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Química - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola