Whatsapp

Dissolução de partículas

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Leite com achocolatado: uma dissolução.

Soluções líquidas que contêm solutos sólidos são denominadas de dissolução. Essas soluções são muito comuns em nosso dia-a-dia, podemos encontrá-las em nosso café da manhã, por exemplo, quando misturamos achocolatado (sólido) ao leite (solução líquida).

A dissolução ocorre porque as moléculas do solvente envolvem as partículas de sólidos do soluto, dissolvendo-os. Alguns fatores influem no processo de dissolução, vejamos quais são:

Temperatura: quanto mais elevada estiver a temperatura de um líquido maior será a dissolução.

Concentração: a quantidade de soluto influi, uma vez que uma solução mais diluída terá uma dissolução maior, por exemplo, a água pura dissolve melhor um solvente do que a água que já contém solutos.

Como demonstrar na prática a dissolução? Acompanhe os procedimentos seguintes e visualize como os fatores citados acima controlam a solubilidade:

Material

• Açúcar cristal;
• Açúcar refinado;
• Água;
• 2 Copos de vidro transparentes;
• Sal de cozinha (NaCl).

Experimento 1: Coloque água nos dois copos e adicione 2 colheres de açúcar cristal em um dos copos, e 2 colheres de açúcar refinado no outro copo. Agite as misturas e observe: em qual a dissolução acontece mais rapidamente?

Como já foi dito, a dissolução ocorre porque as moléculas do solvente envolvem as partículas de sólidos do soluto dissolvendo-os, quanto maior for a superfície de contato deste sólido mais rápida será a dissolução. No soluto açúcar refinado os grãos de sacarose são mais finos expondo uma maior superfície de contato.

Experimento 2: Ferva um copo de água e reserve em um copo, no outro copo coloque água previamente resfriada (gelada). Dissolva duas colheres de NaCl em ambos os copos, e verifique: em qual a dissolução é mais rápida?

Sabe-se que quanto mais elevada estiver a temperatura de um líquido maior será a dissolução, sendo assim, no copo com água quente o soluto se dissolve com maior velocidade do que no recipiente com água fria.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Química - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Artigos Relacionados
Clique e conheça um exemplo de aula prática que pode ser usada para demonstrar a seus alunos a diferença de solubilidade dos sais inorgânicos. Esta estratégia de ensino pode ajudar você, docente em Química, a mostrar para a turma que os sais não são igualmente solúveis em água, favorecendo o aprendizado desse tema.
Professor, veja uma proposta de aula sobre determinação dos tipos de dispersões pelo método da filtração que pode ser realizada como atividade prática.
Aula experimental de química sobre o efeito Tyndall e a classificação das dispersões em soluções, coloides ou suspensões.
Por meio desse experimento, os alunos poderão observar a diluição comparando as tonalidades das soluções de sulfato de cobre.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola