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Dominó ilustrado

Estratégias de ensino-aprendizagem

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Diversidade da vida: indivíduos de diferentes filos

 

O estudo dos seres vivos, no 6º ano, e a também chamada Zoologia, estudada no 2º ano do ensino médio, traz inúmeras curiosidades e chama bastante atenção dos alunos, se abordada de maneira dinâmica e ilustrativa.
Mas o estudo de ciências remete ao pensamento de nomes estranhos e difíceis de serem memorizados em virtude da raiz grega ou latina e também em razão dos nomes científicos serem pouco comuns no dia a dia dos alunos. São considerados complicados e, por isso, é necessário explicar a importância que esses nomes possuem para o estudo e divulgação na comunidade científica.

Para facilitar o interesse e memorização dos nomes e estruturas, sugerimos que primeiramente o professor faça um dominó ilustrado com figuras que irão possuir diferentes pontuações nas regras do jogo. Da seguinte forma:

 Ao invés de números, o dominó ilustrado possuirá de cada lado uma figura como, por exemplo, se estiver trabalhando moluscos: classes gastrópode, bivalve, cefalópode, principalmente, não deixando de colocar figuras dos outros filos já estudados. O dominó pode ser um papel cartão recortado em tamanhos iguais nos quais fotos, em tamanho um pouco reduzidas, retiradas do livro, da internet ou de acervo pessoal, podem ser coladas e plastificadas para melhor preservação. O importante é que as figuras sejam bem nítidas e que não causem dúvidas acerca do animal ilustrado.

 É interessante que essa parte da aula seja feita no pátio, onde todos possam se sentar no chão, descontraídos, pois assim é ainda mais fácil a assimilação. As regras podem ser a do dominó comum, mas com algumas alterações. A cada peça colocada no jogo, o aluno da vez terá que responder a qual filo pertence. Depois da rodada dos filos, até a finalização dos cartões, inicia-se a rodada das características do filo. Assim, o aluno irá responder quais são as características deste filo. Inicia-se a rodada na qual os alunos terão que responder em qual classe o animal está inserido. Da mesma forma, o aluno da vez coloca a figura e deve falar a qual classe pertence, assim como as características da classe, e passando para ordem - se for ensino médio.

 Para os alunos de 6º ano é interessante que eles saibam, inclusive, as classes animais, enquanto que no 2º ano do ensino médio, dependendo do tempo disponível, pode-se trabalhar as ordens e famílias desses animais.

 Para cada filo respondido corretamente o aluno ganha pontos no jogo; por exemplo, 5 pontos; enquanto que respondendo quais são as características deste filo, ganha 10 pontos. Na rodada de classe animal, se o aluno responde corretamente ganha 15 pontos e para suas características ganha 20. E, no final, ganha aquele que possuir maior pontuação e não o que possuir menor número de dominós ilustrados.

 Para que a brincadeira fique ainda mais animada, deve-se colocar também algumas cartas coringa, que são fotos do filo que ainda não foi trabalhado em sala de aula. Assim os estudantes já entram em contato com figuras do conteúdo seguinte. As cartas coringa servirão para aqueles momentos nos quais o aluno não se lembra do nome ou das características do animal e deseja passar a vez.

O dominó ilustrado deve ser utilizado após a explicação do professor, pois os alunos necessitam do conhecimento prévio para fixação de conteúdo.

Por Giorgia Lay-Ang
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

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