Topo
pesquisar

Duro como Rocha

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

Desenhos pretos do calçadão: rocha Basalto.
 

Através do estudo das rochas é possível realizar uma aula produtiva e dinâmica, antes de inserir sugestões de ensino, vejamos alguns conceitos sobre esta obra-prima da natureza: as rochas.

Fundamentação teórica

Existem vários tipos de rochas e algumas têm utilidade em nossas próprias residências. De que é feita a pia de sua casa? Aquela instalada na cozinha que é usada para lavar louças e alimentos. Existe uma rocha cujo nome é granito que é transformada em pias, ela é muito resistente (como toda rocha) e pode ser molhada sem sofrer qualquer alteração em sua estrutura, daí o porquê de seu emprego em cozinhas e banheiros.

A resistência das rochas é explicada pela composição das mesmas, cristais formados por minerais se agrupam em grandes quantidades e dão origem a um material super resistente, com dureza e rigidez elevadas. A utilização da rocha vai depender de sua origem, sendo que existem três maneiras para a formação deste recurso mineral: através do magma, da decomposição de rochas antigas ou da temperatura do interior da Terra.

Neste contexto iremos estudar sobre as rochas formadas pelo magma vulcânico. O magma proveniente das erupções vulcânicas passa por uma transformação física: quando é expelido se encontra no estado líquido, mas quando é resfriado fica sólido e dá origem às rochas magmáticas. Essas rochas são também conhecidas como granito e basalto, têm uma grande empregabilidade nas construções civis: o granito é usado para confeccionar pias em geral, como também pisos para ambientes domésticos e ruas, os paralelepípedos encontrados no revestimento de calçadas é um exemplo da resistência desse material. E não só o granito, mas também o basalto que constitui a parte preta das calçadas coloridas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Aplicação

Esse conteúdo pode ser programado de uma maneira diferente, para isso uma visita a uma Marmoraria seria uma ótima opção, vejamos por que:

Marmoraria é o local onde as rochas brutas tiradas da natureza passam por um aperfeiçoamento (polimento) até chegar ao produto final: pedras de beleza notável e de formas variadas. O aluno pode ver e tocar as várias formas de rochas (granito, basalto, entre outras), além de acompanhar todo o processo de transformação da rocha em pias, pisos, rodapés, etc.

Como se vê, a aula pode ser ministrada sem perder o foco principal: demonstração da importância das rochas para o bem estar do homem.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais! Aplicações do mármore

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola