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Não é fácil, tanto para professores quanto para alunos, conceituar o que é energia, pois se trata de um assunto de difícil definição e que na maioria das vezes é bem intuitivo. Para definir conceitos como esse, é interessante que o educador traga para a sala de aula elementos do nosso dia-a-dia, demonstrando ao aluno a relação das matérias de curriculares com coisas do nosso cotidiano.
De onde vem a energia que utilizamos para os vários equipamentos que manuseamos no cotidiano? São diversas as formas de obtenção da energia utilizadas em diversos produtos, nos veículos automotivos a energia é produzida através da queima do combustível, a gasolina ou o álcool. No trem, que é movido pela máquina a vapor, a energia vem da queima da madeira ou mesmo do carvão mineral, produzindo dessa forma a energia necessária para a sua movimentação. A energia que utilizamos para fazer com que os equipamentos elétricos funcionem é a energia elétrica, gerada pelas usinas hidrelétricas e/ou mesmo as termelétricas.
A energia necessária para promover a movimentação de veículos automotivos vem da queima de combustíveis, gerando a energia térmica, lembrando que a energia que inicia esse processo é a “energia química”. A transformação de uma forma de energia em outra também ocorre nos equipamentos que utilizamos diariamente, os equipamentos eletrônicos, como, por exemplo, o mini system, transformam a energia elétrica em outras formas de energia como, por exemplo, a sonora. Através desses simples exemplos podemos concluir que a energia encontra-se em constante transformação, obedecendo ao que Lavoisier disse sobre a lei de conservação da energia: “Na natureza nada se perde nada se cria, tudo se transforma”.
Quando empregamos exemplos como esses, práticos e vividos no dia-a-dia, aumentamos a possibilidade de o aluno assimilar corretamente os conceitos da física, de forma que eles cheguem à seguinte definição:
Energia é a capacidade que os corpos têm de realizar trabalho.
Por Marco Aurélio da Silva
Equipe Brasil Escola