Você está ensinando os advérbios? Que tal um campeonato?
A atividade prática envolta em um clima de competição pode ser uma alternativa para os alunos memorizarem os tantos advérbios existentes. Afinal, são realmente muitos que ainda são classificados em diferentes tipos: lugar, tempo, modo, negação, afirmação, dúvida e intensidade.
Cada tipologia possui mais de dez advérbios e alguns como “de repente” pode ser tanto de modo quanto de tempo, dependendo do contexto. Então, uma análise por parte do leitor deve ser realizada antes de se classificar determinado advérbio.
Essa atividade propõe um campeonato entre grupos ou entre meninos e meninas, desde que a quantidade de cada lado seja equivalente, a fim de despertar a capacidade de distinção do aprendiz.
O professor divide os alunos em dois grupos, conforme achar melhor. Cada grupo escreverá duas orações com um advérbio cada uma em folhas de papel em branco para o outro grupo classificá-los. Por exemplo:
Grupo A escreve: Provavelmente, não irei à festa. Hoje, quero descansar.
Grupo B deve responder: 1º advérbio é de dúvida: provavelmente e o 2º é de tempo: hoje.
Se acertar as duas classificações são dois pontos, portanto, caso acerte só uma, será um ponto.
O professor deverá determinar quantas rodadas serão realizadas e também estipular o tempo para resposta.
É importante frisar para os alunos que é proibido colar ou fazer qualquer tipo de pesquisa em livros, apostilas ou caderno.
Também é interessante que o professor trabalhe o conteúdo antes, através de tarefas de casa e atividades em sala. Pois essa dinâmica tem o objetivo de fixar o conteúdo dos advérbios. Logo, o aluno deve vir preparado para o campeonato!
Fica a critério do educador recompensar o grupo vencedor com uma premiação. No entanto, se o fizer, é essencial que o grupo que perdeu também ganhe um prêmio de consolo, como incentivo para continuar tentando.
Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)