É muito mais fácil ensinar os meses em inglês junto com as datas comemorativas. A explicação é simples: a cada mês temos uma data especial tanto no Brasil como no mundo! Dessa forma, o professor pode mesclar dias festivos nacionais brasileiros ou americanos ou britânicos com os internacionais.
Todos relacionam um mês com uma celebração diferente. Portanto, é mais fácil lembrar-se de um mês quando se associa o dia festivo que é celebrado nele!
Aqui vão dicas da relação mês-data comemorativa:
January: New Year; Happy new year; Ano Novo (01) February: Carnaval – Valentine’s Day (14) March: Easter (23) – Woman Internacional Day (08) April: Dia do descobrimento do Brasil (22) – Dia Mundial da Saúde (07) May: Mother’s Day (2º domingo) June: Father’s Day (americano – 15) July: Independence Day (04) August: Father’s Day (brasileiro – 2º domingo) September: Independência do Brasil (07) – Dia Internacional para a preservação da camada de ozônio (16) October: Dia do professor (15) – Dia mundial da alimentação (16) November: Thanksgiving; Ação de graças (4ª segunda-feira) – Proclamação da República (15) December: Christmas Day; Natal (25)
Explique aos alunos as datas que eles não sabem e deixe-os explicar as que sabem!
Trabalhe a pronúncia e reforce os sons das vogais!
Traga figuras que representem as datas comemorativas e escreva no quadro os meses do ano. A seguir, distribua as imagens e peça que os alunos colem no “month” correto!
Feito isso, verifique com a turma se foram colocadas no local certo e pergunte: What month is that? And what celebration date is that?
Ao final, o educador pode separar os alunos em grupos para que cada equipe faça um cartaz de uma data comemorativa! Ou então, todos os grupos podem fazer sobre a data celebrada no mês que estiver vigente, por exemplo: se for “maio”, então será: Mother’s Day.
É importante, nesse momento, trabalhar os dias festivos em inglês, pois os cartazes podem ser expostos nos murais da escola e todos precisam saber a turma, a professora e a aula que pertencem.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola