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O contato que as crianças possuem com os meios de comunicação, como a televisão, o vídeo game, a internet, faz com que ao ingressarem na escola já apresentem alguns conhecimentos que só iriam adquirir depois de um tempo. Assim, os professores podem avançar na aplicação de alguns conteúdos, como na explicação dos números.
Os alunos da educação infantil (6 anos) de algumas escolas de Paragominas, no Pará, vão além do número 10. Os professores dessas escolas trabalham com seus alunos números maiores que 10, pois acreditam que a prática diária de atividades que envolvem números maiores faz com que os alunos evoluam no estudo da matemática.
A professora Débora Costa Ferreira, da EMEF Dom João VI, de Paragominas, pratica diariamente com seus alunos atividades com calendários, tabela numerada, jogos de percurso, coleções e ditados numéricos para ensinar aos pequenos alunos, que antes aprendiam apenas a numerar até 10, a numeração de valores maiores.
Todas essas atividades trabalham com a ordem dos números, por exemplo, com o calendário o professor pode trabalhar com as datas comemorativas (quanto tempo falta para o dia das crianças, por exemplo) assim eles irão contar e compreender que 13 é menor que 31, que um mês é maior que uma semana e assim por diante. Ao trabalhar com coleção de figurinhas, a professora pode propor que montem grupos de 10, 20, 30 figurinhas.
Essas atividades só terão validade se forem feitas diariamente, pois assim o professor poderá observar todos os alunos.
Por Danielle de MIranda
Graduada em Matemática
Equipe Brasil Escola