Topo
pesquisar

Errou! Use a borracha

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


A borracha é feita de quê?

Desde que iniciamos as primeiras séries escolares ela se tornou nossa companheira, foi ela que nos ajudou a compor uma caligrafia mais perfeita. As primeiras letras mal desenhadas ganharam formas com uma ajudinha sabe de quem? Da borracha, a companheira inseparável daqueles que estão aprendendo a traçar as primeiras linhas do conhecimento.

O que nem todos sabem é sobre a composição da borracha, a nossa proposta é apresentar este conteúdo de forma simples para ser aplicado nas primeiras séries de ensino, afinal, é nesta fase que o objeto começa a ser explorado.

Inicie a aula com a pergunta: de que é feita a borracha? Explore o conhecimento da turma sobre a composição do objeto que eles usam para apagar. Neste momento introduza o conceito sobre a Seringueira.


Látex sendo extraído da seringueira.

Seringueira é a árvore da qual se extrai o látex, a partir desta substância é que se torna possível obter a borracha. Se seus alunos acharem a palavra látex complicada, use a expressão “leite da árvore”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mas por que a borracha consegue apagar traços de lápis? Esta é uma pergunta que requer um conhecimento mais profundo do assunto, envolve conceitos de química, como Ligações intermoleculares. Neste caso, a turma deve estar na série apropriada para começar a explorar conceitos científicos.

Explique de forma simples: Quando escrevemos na superfície do papel, o lápis deposita sobre o mesmo uma pequena quantidade de grafite, formando a escrita. As Ligações intermoleculares entre as substâncias (força de adesão) permitem que a grafite fique depositada sobre o papel. Mas o que ocorre quando aplicamos a borracha sobre a grafite? A força de adesão da borracha é maior que a da grafite, então as ligações entre o papel e a grafite são quebradas e esta última passa para a borracha.

Proponha para a turma um teste simples: escrevam bastante com lápis sobre papel e depois usem a borracha para retirar os traços de grafite. A eficiência da borracha se relaciona com a capacidade da mesma de aderir grafite em sua superfície.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Química - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola