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Escovação dos dentes

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Escovação dos dentes: higiene e saúde.

Escovar os dentes nem sempre é uma prática feita de forma correta pelos alunos de séries iniciais. Considerando que, além de manter dentes mais bonitos e saudáveis, previne infecções, predominantemente bacterianas, é interessante que seja clara a importância desse hábito.

Professores da Educação Infantil e de Ciências podem orientar os alunos nesse sentido e, para tal, além da aula expositiva, poderão dedicar um momento da atividade para a aplicação, na prática, do que foi aprendido.

Dentistas que trabalham com ortodontia geralmente possuem inúmeros moldes, em gesso, de arcadas dentárias utilizadas para a fabricação de aparelhos. Assim, podem disponibilizar um ou mais desses modelos para que, em sala de aula, sejam treinados os movimentos da escovação.

Peça para os alunos que tragam, de casa, escovas de dente, preferencialmente as que já estão fora de uso; e em sala, divida os alunos em grupos, de acordo com a quantidade de moldes disponibilizados.

A partir das informações abaixo, oriente-os quanto a essa prática:

- O ideal é escovar os dentes ao acordar, após as refeições e antes de dormir;

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- Escovas de cerdas macias e de cabeça compacta são as mais recomendadas;

- Uma escovação deve durar, em média, dois minutos;

- Coloque uma pequena quantidade de pasta de dente na escova, com cerca de um centímetro de comprimento;

- Nos dentes da frente, faça movimentos suaves e curtos, das gengivas até a ponta dos dentes;

- Nos dentes posteriores e região interna da arcada dentária, faça movimentos circulares com a escova;

- Não se esqueça das superfícies de mastigação;

- Escove a língua;

- E, por fim, lave as cerdas da escova em água corrente, guardando-a em seguida.


Recomendações adicionais aos alunos:

- Trocar a escova de dente a cada três meses, ou quando suas cerdas se apresentarem desgastadas;

- Utilizar o fio dental diariamente, entre todos os dentes, e nas laterais dos quatro últimos das duas arcadas dentárias.

Caso a escola possua um número suficiente de computadores, ou disponibilize pelo menos um, com data Show, para ser demonstrado pelo educador; tal programa pode ser um recurso adicional a ser adotado.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola