Topo
pesquisar

Esportes e mímica

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Aproveite os jogos internos da escola para ensinar os esportes em inglês!

Existe uma maneira bem prática de frisar os esportes em inglês! A maioria das escolas tem jogos internos em algum momento do ano. Para o professor que não segue uma apostila, o ideal é ensinar este conteúdo nesta época em que o assunto na escola é a competição entre as salas de aula! Os times são formados, as cores escolhidas, o ambiente escolar está tomado pelo clima das práticas esportivas.

No entanto, mesmo se o educador tiver que seguir a sequência do livro à risca, poderá em dado momento tentar realizar a dinâmica!

O professor deve dividir a sala em grupos: meninos contra meninas ou fileiras contra fileiras. Esta última divisão é preferida, caso queira causar menos tumulto na sala.

Então, o educador deve escrever os nomes dos esportes que a turma aprendeu dentro de uma sacola e sorteá-los. Um aluno, representante do grupo, vai à frente da sala, o professor cochicha a palavra e ele deve imitar alguém praticando o esporte sorteado. Caso a equipe deste aluno não acerte, a próxima tem a oportunidade, mas se também não acertar, passa para o grupo seguinte até que um descubra e pronuncie corretamente o nome do esporte.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É importante estabelecer um tempo para o mímico e também para que a equipe dele acerte, a fim de dinamizar a aula! E também que ninguém “sopre” a resposta, senão será desclassificado!

Essa aula prática é uma ótima oportunidade para conversar sobre respeito, sobre a violência nos estádios, sobre vaias durante as apresentações dos colegas, trabalho em equipe, as diferenças dos esportes no Brasil e Estados Unidos, na origem de palavras brasileiras que vieram do inglês, como futebol, basquete, vôlei, entre outras.

É importante que o professor faça a recapitulação da aula com a turma através de conversas com temas como estes, apontados acima, pois dessa forma, os estudantes não levarão só pelo lado da brincadeira.

Além disso, é um meio do professor verificar se a pronúncia das palavras aprendidas está boa e se a turma está sabendo associar a pronúncia ao esporte correspondente.

Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras Português Inglês
Equipe Brasil Escola

Veja mais!

Ensinando os meses com as datas comemorativas
Veja como é simples ensinar os meses em inglês associados aos dias festivos!

Inglês - Estratégias de ensino - Educador - Brasil Escola

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola