PUBLICIDADE
Geralmente o estudo acerca da maior potência mundial, Estados Unidos, acontece no 9°ano do ensino fundamental, podendo ser retomado em outras séries. Quando o professor tiver em mãos este tema, uma boa ferramenta é a análise de trechos de músicas.
O professor pode utilizar uma parte da música Civil War, por exemplo, da banda norte-americana Guns n’Roses. A letra relata casos de guerras em que os Estados Unidos promoveram e participaram, além de retratar a liderança que o mesmo exerce no mundo. O professor pode interpretar a letra da segunda e terceira estrofe, juntamente com a participação dos alunos. Para atrair a atenção, o orientador pode permitir que os alunos ouçam a música.
Na primeira estrofe, o professor deve estabelecer uma ligação entre a guerra do Vietnã e suas conseqüências. Já na segunda estrofe, o educador pode destacar o sentimento que os Estados Unidos têm gerado em diversos países do mundo. Iraque, Cuba, Irã, Afeganistão e Coréia do Norte são alguns exemplos. Estamos falando de um sentimento de revolta, ódio e repulsa que se formou a partir de intervenções políticas que os Estados Unidos praticaram e continuam praticando em muitos pontos do planeta. A estrofe afirma também que a maior potência do mundo alimenta medo nas nações, criando ainda mais um sentimento de aversão norte-americana. A letra traz uma mensagem que deixa claro que a hegemonia do país o faz dirigir, de certa forma, a vida de bilhões de pessoas no mundo que dependem do mesmo em vários seguimentos, algo que acontece há muito tempo.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola