Os hormônios vegetais atuam no crescimento e desenvolvimento das plantas, em suas diferentes estruturas. O desenvolvimento e amadurecimento dos frutos, a germinação, crescimento das gemas laterais e quedas de folhas são só alguns exemplos.
Este é um assunto bastante interessante, mas que pode passar despercebido, com pouco rendimento dos alunos se o tema for ensinado apenas por meio da leitura de livros e/ou aulas expositivas, sem relacionar essas informações com o cotidiano, com o que, de fato, ocorre na natureza.
Este texto propõe o estudo dos fitormônios relacionando as informações com exemplares verdadeiros, por meio de observações diárias e confecção de relatórios. Cada aluno deverá ter um caderno ou folhas-padrão para registrar suas observações.
Disponibilize para esse momento:
1. Planta pequena, em vaso. Ela deverá ser utilizada para demonstrar o efeito da auxina, no que se diz respeito ao gravitropismo. Assim, o vaso deve ser colocado tal como mostra a figura ilustrativa do texto, a fim de que a planta se estabeleça da mesma forma.
2. Frutos não amadurecidos, como banana e tomate, em mesmas condições de maturação. Alguns deverão ser colocados em recipiente fechado, como em uma lata, a fim de não deixar que o gás etileno escape, e outros ficarão ao ar livre, para comparação.
3. Planta maior, que possa ser podada. A região apical deverá ser retirada, a fim de demonstrar o efeito das citocininas no desenvolvimento das gemas laterais, quando a ação da auxina é cessada.
4. Sementes. Deverão receber condições propícias para germinarem: ação das giberelinas.
Caso existam condições, esses materiais de estudo deverão ficar em um local onde seus alunos possam ter acesso diariamente – uma área aberta, por exemplo, como o pátio. A exposição do conteúdo pode ser dada concomitantemente à exemplificação, antes ou depois de apresentá-los aos estudantes, devendo o professor escolher o mais viável.
Peça para que observem bem cada estrutura da planta, fotografem, façam desenhos e acompanhem dia a dia cada mudança encontrada, anotando seus registros. Ao fim da atividade, dê outros exemplos da regulação hormonal e discuta os resultados. A atividade pode ser feita em pequenos grupos.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)