PUBLICIDADE
Os manguezais são ecossistemas de grande importância ecológica, mas pouco conhecidos e vistos muitas vezes de forma depreciativa. Talvez este seja um motivo relevante para que não receba a atenção devida quanto à sua conservação, sendo alvo de diversas ações impactantes - principalmente aqueles que se encontram em áreas mais urbanizadas. Considerando educadores e estudantes que habitam regiões onde não há este ecossistema, como os estados de Goiás, Tocantins e Minas Gerais; este texto tem como objetivo fornecer informações sobre tal ecossistema.
As florestas de mangue se distribuem do extremo norte do país, no Amapá, ao litoral de Santa Catarina. Mangue é a denominação que se dá às espécies vegetais que vivem no manguezal, o ecossistema. Considerado uma transição entre a terra e o mar, recebendo água, sedimentos e nutrientes destes dois e de pequenos ambientes de água doce; o manguezal abriga indivíduos adaptados a solos lodosos, pouco arejados, ricos em matéria orgânica e com alto teor de sal. Micro-organismos, microalgas, liquens, musgos, samambaias, orquídeas, cactos, árvores dos mais diferentes portes, crustáceos, moluscos e peixes são seus principais representantes. Animais como garças, cutias e mãos-pelada, podem utilizar estes locais para reprodução, desova e alimentação. Camarões nascem no mar, vão para o mangue e retornam depois que atingem o estágio juvenil. Pitus deixam a água doce, desovam em manguezais, e sua prole vive por ali até certo tempo, voltando para o hábitat natural de sua espécie.
Manguezais também abrigam mais da metade dos animais explorados economicamente; é responsável pela manutenção de muitos recursos naturais da zona costeira; alimentam diversos organismos marinhos, já que micro-organismos que atuam no processo de composição de sua matéria orgânica são levados ao mar, juntamente com as marés; protegem os estuários contra erosão e áreas ribeirinhas contra enchentes; sequestram carbono; retêm metais pesados; dentre outros.
Assim, percebe-se a relação de interdependência entre os manguezais e outros ambientes, e também entre os organismos que dele necessitam, direta ou indiretamente. Desta forma, é necessário que este ecossistema, considerado patrimônio nacional, pela Constituição Federal, seja melhor compreendido e utilizado, por meio da educação ambiental, turismo sustentável e até mesmo recreação.
Uma sugestão de atividade com seus alunos é a confecção de um vídeo didático sobre este ecossistema, a partir de pesquisas feitas por eles. Tal material poderá ser utilizado, posteriormente, no ensino deste conteúdo a outros estudantes. Programas, como o “Windows Movie Maker”, presente na maioria dos computadores, é uma ferramenta simples de ser utilizada para este fim.
Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola