PUBLICIDADE
Um importante conteúdo relacionado à Matemática e que faz parte de situações cotidianas envolve os conceitos de probabilidade. Ao estudarmos as probabilidades de um evento ocorrer temos que referenciar as possibilidades favoráveis em cada caso. É interessante que o professor proponha situações práticas com dados e baralhos de cartas, relacionando, no início, situações bem simples e menos complexas. Posteriormente trabalhando as situações de média complexidade, abordando questões presenciais. Ao verificar um nível de entendimento por parte dos alunos, criar situações de maior grau de dificuldade, pois dessa forma o estudante adquire o conhecimento necessário no desenvolvimento de situações envolvendo probabilidades.
Veja alguns exemplos onde somente através do conhecimento mais amplo o estudante consegue determinar as chances de um evento ocorrer. O exemplo dado serve como referencial no trabalho em sala, ficando a critério do professor utilizá-lo como ferramenta ou modelo para situações semelhantes.
Exemplo
(Enem 2009)
Em um concurso realizado em uma lanchonete, apresentavam-se ao consumidor quatro cartas voltadas para baixo, em ordem aleatória, diferenciadas pelos algarismos 0, 1, 2 e 5. O consumidor selecionava uma nova ordem ainda com as cartas voltadas para baixo. Ao desvirá-las, verificava-se quais delas continham o algarismo na posição correta dos algarismos do número 12,50 que era o valor, em reais, do trio-promoção. Para cada algarismo na posição acertada, ganhava-se R$ 1,00 de desconto. Por exemplo, se a segunda carta da sequência escolhida pelo consumidor fosse 2 e a terceira 5, ele ganharia R$ 2,00 de desconto. Qual a probabilidade de um consumidor não ganhar desconto?
As possíveis combinações de cartas são dadas através do resultado de 4! = 4 * 3 * 2 * 1 = 24. Portanto, temos 24 combinações possíveis, das quais as destacadas não dão direito a desconto.
Das 24 combinações, 9 não dão direito a receber desconto, então a probabilidade será representada pela seguinte razão: 9 / 24 que simplificando temos 3 / 8, que corresponde a 37,5%.
Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola