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*Sugestão de aula prática
O óvulo é desenvolvido após a fecundação e contém o embrião protegido por tegumento. Compreender os processos que envolvem a formação do embrião à germinação é bastante interessante para permitir que o aluno compreenda as plantas, de uma forma geral, e saiba relacionar, inclusive, seu estudo com o dia-a-dia, lembrando que as plantas fazem parte de nossa alimentação e são bases energéticas das pirâmides alimentares.
Desde que os objetivos e resultados específicos estejam bem claros, essa aula pode ser aplicada em qualquer turma.
Materiais e metodologia
Propor aos alunos que levem sementes para sala de aula. Provavelmente nem todos os alunos apresentarão, de fato, sementes. Essa é a oportunidade para introduzir o aluno no tema e permitir com que este saiba identificar e classificar as sementes e a função destas para a manutenção da vida.
Separe os alunos em grupos pequenos (aproximadamente 5 por grupo) e, de acordo com os itens desenvolvidos, aponte as estruturas e solicite que seus alunos façam desenhos esquemáticos contendo tais informações.
Abaixo, sugestão de itens que podem ser trabalhados, lembrando que é necessário adequar o conteúdo às condições de aprendizado dos alunos:
- Conceitos de plântula, hipocótilo, coleóptila, coleorriza e escutelo
- Constituição da semente: tegumento ou casca e amêndoa
- Desenvolvimento da semente: formação do embrião, formação de reservas e formação do tegumento
- Tipos de sementes quanto ao número de tegumentos: bitegumentadas, unitegumentadas e ategumentadas
- Tegumento suplementar: arilo, arilóide e carúncula
- Reservas da semente:
* Tipos de reserva: albume ou endosperma secundário, perisperma e endosperma ou endosperma primário
* Sementes quanto à presença de albume: albuminadas, exalbuminadas
- Embrião:
* Partes constituintes: radícula, gêmula ou plúmula, cotilédones e caulículo
* Número de cotilédones: um (monocotiledônea), dois (dicotiledônea) ou vários cotilédones (gimnosperma).
Finalização:
Ao término da atividade, desenvolva com os alunos a disseminação das sementes (e frutos) e germinação dessas, incluindo adaptações que facilitam a dispersão dos diásporos.
Por Mariana Araguaia
Equipe Brasil Escola