PUBLICIDADE
*Sugestão de aula prática
Introdução
O fruto é o resultado da fecundação, originado do desenvolvimento do ovário; a semente é originada do óvulo fecundado. O fruto envolve a semente e assegura a propagação da espécie, uma vez que serve de alimento a animais, que poderão dispersar as sementes.
Alguns frutos, como os próprios frutos secos, possuem adaptações que auxiliam neste sentido. Espinhos, plumas, estruturas leves, etc., facilitam o transporte das sementes pelo vento, ou até mesmo por animais.
Objetivos
Esta proposta de atividade pode ser desenvolvida em qualquer turma, desde que se tenha bem definido os objetivos e resultados específicos esperados.
De uma forma geral, a proposta é ensinar algumas características e estruturas dos frutos de forma com que o aluno tenha contato com estes.
Dica: para séries com alunos mais novos pode-se encerrar a aula com um lanche, com frutos variados ou mesmo uma salada de frutas.
Materiais e metodologia
Propor aos alunos que levem frutos para sala de aula. A escolha poderá ser livre ou não, de acordo com o que o professor (ou a turma, em consenso) achar mais viável. Provavelmente, estes se esquecerão dos frutos secos e, por tal motivo, é necessário que o educador providencie.
Baseado no material em sala, introduzir os conceitos e propor, de acordo com o item estudado, que classifiquem o material de estudo levado. Vale lembrar que não é necessário abordar todos os itens abaixo listados, uma vez que o conteúdo deve ser adequado ao tempo, nível de conhecimento prévio dos alunos e facilidade de aprendizagem:
- Pericarpo (epicarpo, mesocarpo e endocarpo)
- Tipos de frutos quanto ao:
* número de sementes (monospérmicos, dispérmicos, trispérmicos, polispérmicos)
* consistência do pericarpo: (secos e carnosos)
* número de carpelos (monocárpicos, apocárpicos, sincárpicos)
- Classificação (simples, múltiplos, compostos, complexos)
Obs: partenocarpia: ex: banana
- Frutos simples secos
* deiscentes (folículo, legume, síliqua, cápsula, opecarpo e pixídio)
* indeiscentes (arquênio, cariopse, sâmara e glande)
- Frutos simples carnosos indeiscentes (drupa, baga, hesperídeo e peponídeo)
- Frutos múltiplos (ex: framboesa)
- Pseudo-frutos (pomo e balaústa)
- Infrutescências: (sorose e sicônio)
Nota: é importante dar exemplos na medida com que for exposto o conteúdo e, caso os separe em grupos, estar atento às discussões que surgirem.
Avaliação
Os alunos poderão confeccionar desenhos explicativos, de acordo com os frutos e conteúdo estudados, classificando as estruturas. Pode-se fazer tal atividade em cartolinas, de forma com que este material seja exposto aos demais alunos , professores e funcionários da escola.
Por Mariana Araguaia
Equipe Brasil Escola