PUBLICIDADE
O ensino da Matemática exige duas situações do professor, primeiro o profissional deve estar atento aos fundamentos teóricos e depois desenvolver as aplicações práticas.
No ensino fundamental de 1º fase o professor aborda situações básicas de matemática, no intuito de despertar no aluno o lado cognitivo e prepará-lo para as quatro operações básicas, determinadas situações geométricas e a iniciação ao estudo das frações. Na 2º fase o profissional deve, ao iniciar um novo conteúdo, abordar a parte teórica e posteriormente apresentar exemplos de aplicações cotidianas.
A parte teórica na Matemática é imprescindível, pois ao ser trabalhada leva ao conhecimento do aluno a importância da pesquisa e da própria curiosidade do homem de buscar na ciência resposta para o que acontece ao seu redor. Para isso o educador deve estar preparado, a parte teórica da Matemática exige mais do professor, que deve estar atento às demonstrações e ir além do que sugere o próprio livro didático. Planejar bem suas aulas é um bom começo, o direcionamento das aulas de matemática induz no aluno uma curiosidade, ele pode indagar as técnicas utilizadas, em qual período da história aconteceram os fatos, baseados em qual situação os matemáticos da época desenvolveram os estudos específicos.
Os estudos das teorias matemáticas têm por objetivo principal demonstrar ao aluno que a ciência somente evolui quando a imaginação é colocada em prática. Albert Einstein disse: “A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro.”
A prática deve ser mostrada posteriormente ao estudo da teoria, pois através das aplicações matemáticas o jovem conseguirá observar a importância dos fundamentos matemáticos no cotidiano das pessoas e no desenvolvimento da sociedade. Temos sempre que frisar que a Matemática é uma disciplina universal. Ela está presente em diversas situações envolvendo cálculos numéricos, formas geométricas entre outras.
A interdisciplinaridade é uma excelente alternativa de relacionar a Matemática com outras disciplinas, busque exercícios que trabalhem a aplicabilidade dos cálculos na Física, Química, Biologia, Administração, Economia, Contabilidade entre outras. Isso contextualiza o estudo determinando uma nova visão, mudando a forma de o aluno interpretar os diversos acontecimentos, formando cidadãos críticos e construtores do conhecimento.
Dessa forma, o ato de ensinar e aprender Matemática se torna prazeroso, quebrando paradigmas criados no decorrer dos estudos relacionados ao ensino da disciplina colocada em questão.
Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola