Whatsapp
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!

Existência do ar

O ar é composto principalmente por nitrogênio, oxigênio, gás carbônico e vapor de água
O ar é composto principalmente por nitrogênio, oxigênio, gás carbônico e vapor de água
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

O ar é uma mistura de gases, vapor de água e partículas sólidas. Os principais gases que constituem o ar são o nitrogênio, que compõe as proteínas e está presente em maior quantidade; o gás oxigênio, que é utilizado principalmente na respiração dos organismos; e o gás carbônico, que é utilizado principalmente na fotossíntese. A quantidade de vapor de água presente no ar é variável e está diretamente ligada a outros fatores climáticos, como temperatura e pressão.  

O ar compõe a atmosfera (camada que envolve a Terra). Essa camada ajuda a manter o nosso planeta aquecido e o protege dos raios ultravioleta.

O ar é invisível, mas sabemos que ele preenche espaços, como o pneu de uma bicicleta, o interior de um balão cheio, um botijão de gás. Mas, apesar de não ser visível, podemos comprovar que ele existe. A partir da experiência sugerida aqui o professor pode trabalhar com os alunos a real existência do ar.

Para que a experiência seja feita, o professor irá precisar de:

1-      Palito de fósforo;

2-      Jarra com água;

3-      Massinha de modelar;

4-      Duas garrafas plásticas de refrigerante transparentes, vazias, sendo uma com tampa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Montando a experiência:

1-      Corte ao meio a garrafa plástica e faça um furo na sua tampa;

2-      Na outra garrafa faça apenas um furo próximo à boca;

3-      Coloque a garrafa cortada em cima da garrafa inteira e fixe-as bem com a massinha de modelar. Cuidado para não tapar o furo feito na tampa da garrafa cortada;

4-      Com a massinha de modelar, tape bem o furo feito perto da boca da garrafa que não foi cortada;

5-      Com calma, despeje água na garrafa cortada e observe o que irá acontecer. Depois pegue o palito de fósforo e faça um furo na massa de modelar que tapa o furo da garrafa. Observe o que irá acontecer.

Peça aos alunos que anotem o que foi observado e façam um relatório com desenhos e justificativas para o ocorrido com a experiência.

O professor pode trabalhar também a importância do ar para os organismos vivos e como o homem pode utilizar o ar a seu favor. Um assunto interessante a ser abordado é a geração de energia através da força do vento, a energia eólica.


Paula Louredo
Graduada em Biologia