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O ar é uma mistura de gases, vapor de água e partículas sólidas. Os principais gases que constituem o ar são o nitrogênio, que compõe as proteínas e está presente em maior quantidade; o gás oxigênio, que é utilizado principalmente na respiração dos organismos; e o gás carbônico, que é utilizado principalmente na fotossíntese. A quantidade de vapor de água presente no ar é variável e está diretamente ligada a outros fatores climáticos, como temperatura e pressão.
O ar compõe a atmosfera (camada que envolve a Terra). Essa camada ajuda a manter o nosso planeta aquecido e o protege dos raios ultravioleta.
O ar é invisível, mas sabemos que ele preenche espaços, como o pneu de uma bicicleta, o interior de um balão cheio, um botijão de gás. Mas, apesar de não ser visível, podemos comprovar que ele existe. A partir da experiência sugerida aqui o professor pode trabalhar com os alunos a real existência do ar.
Para que a experiência seja feita, o professor irá precisar de:
1- Palito de fósforo;
2- Jarra com água;
3- Massinha de modelar;
4- Duas garrafas plásticas de refrigerante transparentes, vazias, sendo uma com tampa.
Montando a experiência:
1- Corte ao meio a garrafa plástica e faça um furo na sua tampa;
2- Na outra garrafa faça apenas um furo próximo à boca;
3- Coloque a garrafa cortada em cima da garrafa inteira e fixe-as bem com a massinha de modelar. Cuidado para não tapar o furo feito na tampa da garrafa cortada;
4- Com a massinha de modelar, tape bem o furo feito perto da boca da garrafa que não foi cortada;
5- Com calma, despeje água na garrafa cortada e observe o que irá acontecer. Depois pegue o palito de fósforo e faça um furo na massa de modelar que tapa o furo da garrafa. Observe o que irá acontecer.
Peça aos alunos que anotem o que foi observado e façam um relatório com desenhos e justificativas para o ocorrido com a experiência.
O professor pode trabalhar também a importância do ar para os organismos vivos e como o homem pode utilizar o ar a seu favor. Um assunto interessante a ser abordado é a geração de energia através da força do vento, a energia eólica.
Paula Louredo